economia

Páginas: 7 (1501 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015



Universidade Franciscana
Sistema de Informação
Economia














Estrutura de Mercado





























Professor: Paulino Varela Tavares




Santa Maria
2006

CONCORRÊNCIA PERFEITA:

A concorrência perfeita acontece no mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.

Condições de ummercado em concorrência perfeita
É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afectando o mercado e, consequentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.

Características
1. Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.
2. Transparência do mercado. - Todos osparticipantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.
3. Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da actividade
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.
A partir do preço deequilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.
Baseado no princípio de que no curto prazo todas as empresas têm a mesma tecnologia, todas obterão as mesmas margens de lucro.
Podemos utilizar como exemplo na área de turismo, podemos supor que existem vários hotéis em uma cidade, com um leque de opções,todos os hotéis com preços diferentes para o mesmo tipo e qualidade do serviço prestado.


CONCORRÊNCIA IMPERFEITA:

Uma concorrência imperfeita é uma situação onde as empresas, usando práticas enganosas como diferenciação do produto, marcas e propaganda, tem a capacidade de influenciar na demanda das pessoas. Seja pelas restrições ao ingresso de competidores, existência generalizada de incerteza econhecimento imperfeito sobre preços e lucros, sem competição de preços e com possibilidade de produção de produtos substitutos.
A concorrência imperfeita, por sua vez, apresenta três modalidades. O monopólio (uma única cia. dominando o mercado), o oligopólio (um grupo de empresas dando as cartas) e a concorrência monopolística.
Os mercados de turismo se assemelham a uma concorrência imperfeita,pois cada empresa, cada hotel ou cada agência de viagens oferece produtos únicos e diferenciados dos demais. Dois hotéis não oferecem o mesmo serviço ou conforto e nem uma agência de viagens oferece os mesmos pacotes ou estadias, se assemelhando a um monopólio.
Do mesmo modo que as empresas tem liberdade de variar seus preços, as pessoas estarão dispostas em pagar mais por um produto que procuramou mudar de agencia de viagem por preços mais baixos. Mas a redução de preços não é tão fácil para as empresas pois elas já atuam no mercado com limites mínimos de preços.
Existem muitas empresas pequenas no mercado e embora haja muitas empresas substitutas, são imperfeitas. Ou seja, no mercado turístico existem muitas empresas que podem ser escolhidas para usufruir das viagens, mas nenhum produtotem um substituto perfeito, um mesmo produto. Cada um tem pontos fortes e fracos seja no preço, na qualidade ou nas condições prestadas.

OLIGOPÓLIO

Forma de mercado onde existem poucos vendedores, diante de um grande número de compradores, de forma que os vendedores exercem grande controle sobre os preços dos produtos.
Se não houver concorrentes estrangeiros, o controle de preços éextremamente difícil. A fatia de mercado de cada fabricante é muito rígida e raramente há mudanças substanciais. Só através de leis muito eficientes e sérias intenção do governo é possível controlar os preços dos oligopólios.
Uma das características básicas do oligopólio é a interdependência mútua. Dado que as empresas determinam seus preços com base nas estimativas de suas funções de demanda, levando em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!