Economia

Páginas: 20 (4874 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Agronegócio é o conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários in natura ou industrializados. A evolução da composição do Complexo do Agronegócio confirma que as cadeias do agronegócio adicionam valor àsmatérias-primas agrícolas onde o setor de armazenamento, processamento e distribuição final constituem o vetor de maior propulsão no valor da produção vendida ao consumidor, consolidado na forte rede de interligação entre a agricultura e a indústria.
O setor “antes da porteira” é aquele que envolve todas as atividades que dão suporte a produção agropecuária antes que a produção ocorra de fato. Por exemplo: osfornecedores de insumos, sementes, tecnologia de modo geral, financiamentos entre outros.
Insumos agropecuários :Os insumos podem ser conceituados como os fatores de produção que propiciam a elaboração de certos serviços ou bens. Aplicando esse conceito básico à atividade agropecuária, podemos tratar insumos como sendo todos os bens e serviços que propiciam a melhor atividade do setoragropecuário, insumo é tudo aquilo que facilita, melhora ou aumenta a produção.
Máquinas, equipamentos e implementos agropecuários :Na atividade agropecuária, existem diversas máquinas que auxiliam no exercício da atividade tornando-as infinitamente mais fáceis para o produtor ou criador, pois existem máquinas utilizadas tanto na agricultura, quanto na pecuária. As máquinas mais usadas na agropecuária sãoos tratores, as colheitadeiras e os motores fixos, cada qual com sua função e utilidade variável de acordo com a necessidade do produtor.Cada máquina tem seus próprios implementos necessários para seu funcionamento e, também, é preciso destacar, que, para cada tipo de serviço, existe uma máquina correspondente.
Água é o principal insumo para a atividade agroindustrial. Em pequena ou em grandequantidade, ela é fundamental para a vida e todos nos sabemos que trabalhar com o agronegócio é trabalhar com a vida. Mesmo que os vegetais e os animais sejam tratados como coisas que nos forneceram lucros, eles também são seres vivos e todos necessitam de água.

Energia, principalmente a elétrica, é também um insumo fundamental para o sucesso de um empreendimento agropecuário. Toda e qualquerevolução tecnológica que chega até o campo necessita primeiramente de energia. Energia entendida em todas as suas formas: de elétrica, como citado acima, até o combustível utilizado pelas máquinas. No tocante a energia elétrica, ela é a energia básica da sociedade. No Brasil, as fontes de energia mais comuns é a hidráulica. Nossa principal fonte e a termelétrica. Essas duas fontes, apesar de suafacilidade, nem sempre são as mais indicadas para os empreendimentos agropecuários. , a utilização de fontes limpas de energia vem se tornando uma necessidade, mesclada de exigência. Isso não significa que essas fontes alternativas sejam inviáveis financeiramente.
Seguem alguns exemplos de fontes alternativas de energia: energia solar, proveniente da colocação de placas que captam a luz do sol e atransforma em energia elétrica, é possível utilizar a energia solar para realizar tarefas como a secagem e a desidratação dos produtos agrícolas, aquecimento de água e iluminação da sede da fazenda e também é possível sua utilização para utilizar equipamentos menores, como bombas d’água.
Corretivos de solos :Normalmente os solos não são perfeitos para a atividade agrícola, é preciso que elessejam corrigidos para que se desenvolva a atividade agrícola. Os corretivos são produtos, normalmente químicos, que são adicionados ao solo para corrigir as suas deficiências e falhas, visando sempre tornar os solos mais férteis e, na medida do possível, ideais para a produção agrícola. Existe um processo correto para se incrementar os solos, é preciso uma análise laboratorial para que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!