economia

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
1.1 Introdução
Como todas as ciências, a economia evolui a partir da tensão entre o conhecimento teórico e a realidade que tenta explicar. No caso do conhecimento que visa explicar o mundo e seus produtos, serviços e regras, ocorre mais uma tensão entre a realidade e os desejos sociais dos homens em cada sociedade. A realidade permanente cria novos agentes, métodos e propósitos, e se organizade modo diferente, enquanto o pensamento prende-se ao passado o que gera tensão. Uma nova teoria ajusta o conhecimento, adaptando-o à realidade.
1.2 Precursores da teoria econômica
1.2.1 Antiguidade
Durante milênios, esse pensamento permaneceu individualizado por pensadores e limitado a aspectos do ramo da produção. Foi quando surgiram os gregos aproximadamente 2500 anos, para que, umpensamento sistêmico fosse elaborado e repassado para as gerações futuras, tal fato se deve ao empenho de Platão e Aristóteles (384-322 a.C). Com a decadência grega e a queda do Império Romano, esse pensamento ficou estagnado e esquecido no tempo por volta de 1000 anos.
1.2.2 Mercantilismo
O mercantilismo pode ser assim definido, como a política de economia, adotado pela Europa no período do AntigoRegime. Como estudado, o governo que era absolutista interferia na economia dos países, tendo como foco principal o alcance do maior desenvolvimento econômico possível, através do acúmulo de riquezas, descobre-se a riqueza através do entesouramento do ouro. Quanto maior era a riqueza acumulada, maior era seu respeito perante aos demais.
1.2.3 Fisiocracia
A fisiocracia, escola de pensamento francês,defendia a ideia em que, a terra, era a única fonte de riqueza de acordo com uma ordem natural, que regia o universo de acordo com leis naturais, a natureza era principal fonte de recursos. Surgida com um pensamento contrário ao mercantilismo, reforçava a desnecessária regulamentação por parte de governo, pois de acordo com esse pensamento a lei natural era superior, e o que fosse contrario nãoteria continuidade. Os fisiocratas tinham como base, que a riqueza consistia em bens originados da natureza, na sustentabilidade, que a terra dava todos os meios necessários, agricultura, extração de minerais e pesca.
1.2.4 Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
Considerado o percussor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, e é considerado o maisimportante teórico do liberalismo econômico. Sendo sua principal teoria baseada na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.
Sua principal obra A riqueza das nações, 1776. Smith defende sua teoria principal nessa obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico eda divisão do trabalho.

David Ricardo (1772-1823)
Através das obras do compatriota Adam Smith, David Ricardo desenvolveu alguns modelos econômicos importantes com grande potencial analítico. Ricardo fazia distinção entre a noção de valor e a noção de riqueza. A maioria dos estudiosos considera que os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas: a corrente neoclássica, por suasabstrações simplificadoras, e a corrente marxista, pela ênfase dada a questão distributiva a aos aspectos sócias na repartição da renda na terra.

John Stuart Mill (1806-1873)
Foi o sintetizador do pensamento clássico. Seu trabalho foi o principal texto utilizado para o ensino de Economia no fim do período clássico e no inicio do período neoclássico. Sua obra consolida exposto por seusantecessores e avança ao incorporar mais elementos institucionais a ao definir melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.

Jean-Baptiste Say (1768-1832)
Subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e popularizou a chamada Lei de Say: “ a oferta cria sua própria procura”, ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!