economia

Páginas: 27 (6539 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaçari



FAMEC - FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO







JAILTON GOMES
JORGE LUIZ
THAISLAN ALMEIDA










O SETOR GOVERNO
















Camaçari
2011



FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaçari




FAMEC - FACULDADEMETROPOLITANA DE CAMAÇARI
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO








JAILTON GOMES
JORGE LUIZ
THAISLAN ALMEIDA








O SETOR GOVERNO




Esta Pesquisa esta sendo apresentada ao Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Metropolitana de Camaçari,como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel.






Camaçari
2011


POLITICAFISCAL

Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para arrecadação de tributos (política tributária) e controle de suas despesas (política de gastos). Além da arrecadação de impostos, a política tributária pode estimular ou inibir os gastos de consumo do setor privado


Para reduzir a inflação: medidas fiscais diminuindo os gastos públicos e/ou aumento da carga tributária(diminui os gastos da coletividade) Para a economia crescer e gerar empregos, os instrumentos fiscais são aplicados no sentido inverso, elevando a demanda agregada Para melhorar a distribuição de renda, pode-se implantar impostos progressivos, gastos em regiões mais atrasadas, etc.



PIB

Produto Interno Bruto (Pib) é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país emdado período de tempo.


PIB REAL E PIB NOMINAL

Produto Interno Bruto (Pib) é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em dado período de tempo.

A economia está gerando uma maior produção de bens e serviços.

Os bens e serviços estão sendo vendidos a preços mais altos.

Ao estudar as variações na economia ao longo do tempo, os economistas desejamseparar os dois efeitos. Em especial, desejam medir a quantidade de bens e serviços produzidos pela economia sem a influência das variações nos preços desses bens e serviços.




O QUE ESTA POR TRAS DESTES FATOS

Veremos que a explicação pode ser resumida em uma palavra, produtividade.
Produtividade => é a quantidade de bens e serviços produzida por hora de trabalho


Fatores queInfluenciam e Determinam a Produtividade


Capital físico => estoque de equipamentos e estruturas utilizadas na produção de bens e serviços.

Capital humano => conhecimentos e habilidades adquiridos pelos trabalhadores através do ensino, do treinamento e da experiência


Recursos naturais => insumos fornecidos pela natureza para a produção de bens e serviço, como a terra, os rios e asjazidas minerais.

Conhecimento tecnológico => entendimento da sociedade da melhor forma de se produzir bens e serviços.


TRIBUTO: é o valor que o governo cobra do cidadão e que todos são brigados a pagar. Existem várias maneiras de o governo cobrar tributos. Dependendo da maneira como o tributo é cobrado, ele tem um nome diferente. Os três nomes conhecidos do tributo são: IMPOSTO, TAXA eCONTRIBUIÇÃO. Estes conceitos não significam a mesma coisa.
Mas é importante saber que os três termos, o nome, imposto, taxa, ou contribuição caracterizam um TRIBUTO.

O que significa Carga Tributária?

CARGA TRIBUTÁRIA: é a soma de todo o dinheiro que o governo recebe cobrando tributo, dividido pelo valor da riqueza do país.
E o que é a riqueza do país? Quando um trabalhador realiza umtrabalho, ele está produzindo alguma coisa. O que foi produzido tem um valor em dinheiro, e o trabalhador recebe um salário pelo seu trabalho.

PIB – Produto Interno Bruto: é a soma de toda a riqueza produzida num país. De maneira simples, é a soma dos valores das coisas produzidas, dos salários de todos os trabalhadores e dos lucros dos patrões. A soma de tudo isso consiste na riqueza de um país....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!