economia

Páginas: 3 (721 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Falhas vacinais decorrentes aos animais


Após a inoculação da vacina, sua eficiência dependerá da qualidade vacinal, do seu bom armazenamento, da correta inoculação e da resposta do animal àvacina. Durante a resposta, espera-se que a vacina crie uma imunidade eficiente e a ação esperada da vacina seja efetivada. Contudo, podem ocorrer as chamadas falhas vacinais, que comumente são causadasdevido a fatores imunológicos dos animais, o estado fisiológico e metabólico no instante da vacinação e a idade.
Fatores oriundos da imunidade do animal são os que mais podem ser consideradoscausadores da falha vacinal.
Imunidade passiva (referente à imunidade passiva materna): É a transferência de imunoglobulinas específicas maternas, adquiridas via colostro ou transplacentária (depende dotipo de placenta; somente algumas espécies). A duração da imunidade passiva varia de acordo com a espécie, título de anticorpos, quantidade de colostro ingerido, além da taxa de crescimento corporal. Asimunoglobulinas encontradas no colostro podem ser a IgG, sendo absorvidas pelos enterócitos, sendo então IgG sistêmicas. E as IgA conferindo uma imunização local das mucosas, neutralizando agentespassíveis de uma possível infecção.
A diminuição dos níveis de anticorpos maternos ocorre a ponto em que o próprio animal consiga produzir ativamente uma quantidade de imunoglobulinas diante desituações como infecções naturais ou a vacinação.
A vacinação realizada em períodos de alta concentração das imunoglobulinas maternas faz com que o animal não tenha uma imunidade ativa contra os antígenosvacinais. Ou seja, quanto maior a concentração de anticorpos maternos menor será a eficácia da vacina. Então há uma neutralização dos antígenos vacinais pelos anticorpos maternos. Esse período deimunização passiva dura entre 6ª a 12ª semana de vida do animal (cão), ideal então, fazer-se uma vacinação após esse período. Lembrando que é uma estimativa média, podendo variar devido aos fatores já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!