economia

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
DISCIPLINA: ECONOMIA

Apostila 10 - 2014




PRODUTO INTERNO BRUTO


O produto interno bruto (PIB) é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não-residentes.

Entretanto, para produzir o PIB,utilizamos fatores de produção que pertencem a não-residentes, cuja remuneração é remetida a seus proprietários no exterior, na forma de juros, lucros e royalties.

Também existem residentes que possuem fatores de produção fora do país e recebem, portanto renda do exterior (extração de petróleo pela Petrobrás, grandes construtoras brasileiras no exterior etc.)

Somando ao PIB a renda recebida doexterior e subtraindo a renda enviada ao exterior, tem-se o produto nacional bruto (PNB), que é a renda que efetivamente pertence aos residentes do país.


Tem-se então:

PNB = PIB + Renda recebida do exterior - Renda enviada ao exterior

A diferença entre a renda recebida e a renda enviada ao exterior é chamada de renda líquida do exterior (RLE).

Tem-se então: PNB = PIB + RLECONSUMO AGREGADO

O consumo global de um país é influenciado por uma série de fatores, tais como: renda nacional, estoque de riqueza ou patrimônio, taxa de juros de mercado, disponibilidade de crédito, expectativas sobre a renda futura e a rentabilidade das aplicações financeiras.

Os estudos empíricos (estatísticos) mostram, entretanto que as decisões de consumo da coletividade sãoinfluenciadas fundamentalmente pela renda nacional disponível, que pode ser definida como a renda nacional deduzidos os impostos. A renda disponível é a parcela da renda que os consumidores podem gastar (ou poupar) livremente. Há uma relação diretamente proporcional entre a renda disponível e o consumo da coletividade.

POUPANÇA AGREGADA

A poupança é a parte residual da renda nacional disponível, ouseja, a parcela da renda nacional que não é gasta em bens de consumo.

INVESTIMENTO AGREGADO

Investimento é o acréscimo ao estoque de capital que leva ao crescimento da capacidade produtiva (construções, instalações, máquinas, e outros)

CONCEITO DE MOEDA

MOEDA é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens eserviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado“.

Antes da existência da moeda, o fluxo de trocas de bens e serviços na economia dava-se por escambo, com trocas diretas de mercadoria por mercadoria (economia de trocas).

FUNÇÕES E TIPOS DE MOEDA

As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes:

instrumento ou meio de trocas: por teraceitação geral, serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia;

denominador comum monetário: possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida;

Reserva de valor: a posse da meda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada paraa aquisição de um bem ou serviço no futuro.


TIPOS DE MOEDA

Existem três tipos de moeda:

1. moedas metálicas: emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor e/ou com unidade monetária fracionada (troco);

2. papel-moeda: também emito pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade dedinheiro em poder público;

3. moeda escritural ou bancária: é representada pelos depósitos à vista (depósitos em conta corrente) nos bancos comerciais (é a moeda contábil, escriturada nos bancos comerciais).

O papel-moeda e as moedas metálicas em poder do público (famílias e empresas) são denominados moedas manuais.

OFERTA DE MOEDA

Como qualquer mercadoria, a moeda tem seu preço e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!