economia

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 14 de julho de 2014
Legado da Administração Clássica para as organizações atuais

COSTA, Joselito Barreto

Analisando-se as conseqüências advindas da Revolução Industrial, uma das que certamente figurará maisimportante para as organizações do início do Século XX foi a crescente complexidade das mesmas. O crescimento dos mercados pressionou as organizações a buscarem cada vez mais a eficiência da produção. Comisto, os gerentes viram-se as voltas com problemas até então desconhecidos e sem princípios ou teorias científicas que os auxiliassem no enfrentamento dos mesmos. JÚNIOR (2006), diz que ematendimento a essa necessidade, foram efetivamente criados princípios e técnicas de Administração Científica, agrupados naquilo que hoje é chamado de Teoria Clássica da Administração. Princípios estes que,mesmo concebidos para organizações daquela época, ainda nos tempos atuais têm a sua importância, como enfatiza MAXIMIANO (2002) quando nos fala sobre as contribuições dos autores daquela época, dizendoque tais princípios constituíram a moderna sociedade industrial e organizacional na qual hoje vivemos.

Trabalhar numa organização com 50 anos de história, como a Universidade Federal do Rio Grandedo Norte, é um privilégio. Trata-se de uma Instituição de Ensino Superior - IES, pública e gratuita, que desenvolve as suas atividades no estado do Rio Grande do Norte e as expande, com a criação deconhecimentos, para toda a humanidade. Como falado, a UFRN é uma instituição pública, isto é, como tal está atrelada a toda uma organização de Estado. Dentro dela, vários princípios da chamada AbordagemClássica da Administração são bem presentes. Dentre eles, destaca-se o planejamento, a divisão do trabalho, a hierarquia e as atividades desenvolvidas segundo a autoridade racional-legal, que serãosinteticamente explanados.

O planejamento é uma atividade importante para qualquer tipo de organização, seja ela uma grande corporação, com atividades em muitos países, ou uma pequena empresa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!