Economia

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
TECNÓLOGO EM GESTÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

Prof. Antonio Carlos Colangelo Luz
Abr/2014

I) Identificar as principais características das estruturas de mercado a seguir citadas:
a)Concorrência perfeita,
b) Oligopólio e
c) Monopsônio.

II) Vamos supor que o governo querendo reduzir o consumo de gasolina no curto prazo, resolva promover um aumento de 40% no preço. Percebeu-se que esteaumento provocou uma redução de 8% no consumo. Calcule o coeficiente de elasticidade-preço da gasolina.

III) "As reservas cambiais brasileiras atingiram a marca histórica de US$ 350,881 bilhões,segundo informou o Banco Central (BC). Ao final de 2010, as reservas do País estavam em US$ 288,57 bilhões" (InfoMoney). De acordo com a reportagem, um aumento nas reservas cambiais é consequencia deum aumento na entrada de dólares no país. O que acontece com a taxa de câmbio quanto há um aumento de dólares na economia brasileira: valoriza ou desvaloriza? Explique.

IV) Como se comporta ademanda de um bem se há redução no preço de um bem complementar, mantendo-se constantes todas as demais variáveis? Exemplifique.

V) Quais as funções básicas da moeda?

VI) “A taxa de juros aoconsumidor mostrou retração em abril, atingindo os 6,25% ao mês, a menor taxa de juros da série histórica, iniciada em 1995, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças,Administração e Contabilidade). A redução da Selic (taxa básica de juros) de 0,75 ponto percentual no mês de abril (de 2012) fez com que diversas taxas de juros foram reduzidas” (InfoMoney). Segundo a reportagemacima qual o objetivo da redução da taxa de juros Selic? A qual tipo de política econômica pertence esse instrumento?

VII) Uma chuva forte devastou as plantações de cana de açúcar, identifique osdeterminantes da oferta ou da demanda que são afetados nos eventos listados a seguir.
a) Como isso afeta o mercado de etanol?
b) E como afetou o mercado de gasolina?

VIII) Calcule a renda de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!