Economia

Páginas: 21 (5032 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Conceitos aplicados à Economia:

a) “A economia é o estudo de como as pessoas ganham a vida, adquirem alimentos, casa, roupas e outros bens, sejam eles necessários ou de luxo. Analisa, sobretudo os problemas enfrentados pelas pessoas e as maneiras pelas quais esses problemas podem ser contornados” (WANNACOTT, 1975).
b) “Economia é a ciência social que estuda aprodução, a circulação e o consumo de bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. A economia não é uma ciência exata cujas leis ou proposições sejam passíveis de verificação ou de experimentação em laboratórios. Por essa razão, embora os economistas estejam de acordo entre si, sobre muitos fatos relativos à ciência que estuda a escassez ou a ciência que estuda o uso derecursos escassos na produção de bens alternativos” (VECECONTI & NEVES, 1997).
c) “A palavra economia deriva do grego oikosnomos (de oikos: casa e nomos: ler), que significa a administração de uma casa, ou de um Estado e, pode ser assim definida: é a ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (ou escolhem) empregar recursos produtivos e escassos, na produção de bens e serviços, de modoa distribuí-los entre as várias pessoas e/ou grupos da sociedade, afim de satisfazer as necessidades humanas” (VASCONCELOS & GARCIA, 1998).
d) “A economia é o estudo da organização social através da qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos” (ROSSETI, 1996).
e) “A economia é a ciência que examina a parte da atividade individual e social essencialmente consagrada aatingir e a utilizar as condições materiais do bem-estar” (ROSSETI, 1996).

Objetivos da Ciência Econômica: “A economia estuda, a relação que os homens tem entre si na produção de bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade (...). No entanto, os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados, ao passo que os bens e serviços para atender a estas necessidades,apresentam-se limitados” (VECECONTI & NEVES, 1997).

A economia é o estudo das políticas que apresentam como fim a maximização do bem-estar da sociedade, sendo desenvolvida a partir, de condições sociais presentes nos períodos em que os fenômenos econômicos são estudados.

Os recursos são os insumos básicos utilizados na produção de bens e serviços. Recursos produtivos ou fatores de produção:(a) terra: recursos naturais disponíveis; (b) capital: máquinas, equipamentos, edificações, infra-estrutura, etc.; (c) trabalho: mão-de-obra.

Fator de produção Tipo de remuneração
Trabalho  Salário
Capital  Juro
Terra  Aluguel
Tecnologia  Royalty
Capacidade empresarial  Lucro

Escassez: a escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Não houvesseescassez, não haveria necessidade de se estudar economia. A escassez existe porque as necessidades humanas para serem satisfeitas, através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas, etc.) e serviços (transporte, assistência médica, etc.) são ilimitados, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias-primas, etc.) à disposição dasociedade, e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos, são insuficientes para a produção do volume de bens necessários para satisfazer as necessidades das pessoas. Da escassez, decorre a necessidade da escolha. Já que não se pode produzir tudo o que as pessoas desejam, devem ser criados mecanismos que de alguma forma auxiliem as sociedades a decidir quais bens serãoproduzidos e quais necessidades serão atendidas.
“O sistema econômico é a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas, que são as atividades de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Tendo em vista que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos limitados, qualquer sistema terá que enfrentar três problemas básicos:”. Questões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!