Economia

Páginas: 17 (4212 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1. Do ponto de vista econômico o conceito „escassez‟ é definido como o desejo de possuir os frutos da natureza em um montante que ultrapassa a capacidade de produzir bens, sendo assim um conceito atribuível
A - à natureza e à natureza humana.

2- Muitos classificam a Economia como sendo uma ciência preocupada, fundamentalmente, com a Lei da Escassez – há sempre pouco para muitos.
Essespensadores admitem que:
A Os recursos existentes na natureza, apesar de abundantes e sempre renováveis, não conseguem, muitas vezes, saciar os desejos humanos.
B Os recursos somente permitem a obtenção do indicado na alternativa (a), anterior, quando se referem a fatores de produção utilizados pelos agentes econômicos
C Mesmo nas modernas sociedades, a Lei da Escassez está presente,independentemente do avanço da tecnologia dos povos
D Entre os fatores de produção, requeridos para o atendimento às necessidades dos agentes econômicos, a maior preocupação é com o trabalho, em função da diminuição da população mundial nas últimas décadas
E Não existiriam recursos escassos, se a terra fosse de propriedade comum aos agentes econômicos

3- Considere as seguintes afirmações:
I – Oesquimó e outros povos primitivos, se deixados à mercê, sobreviverão por um tempo considerável. Ao que tudo indica, à medida que abandonamos os povos mais primitivos, mais nos deparamos com a insegurança econômica dos indivíduos.
II – Comunidades pequenas, praticamente contidas em si mesmas, são capazes de viver com um mínimo de contato com o mundo exterior.
III – Em oposição ao que ocorre comcomunidades mais primitivas, moradores de cidades grandes (como São Paulo ou Nova Iorque, por exemplo) são extremamente dependentes dos outros. Quanto mais rica uma comunidade, ou um país, mais aparente é a dificuldade de seus habitantes sobreviveram sem auxílio e solitários.
Em relação a estas afirmações, pode-se dizer que:
A estão todas incorretas
B estão todas corretas
C apenas a I estáincorreta
D apenas a II está incorreta
E apenas a III está incorreta

4 - “Um estudo de uma entidade britânica, divulgado nesta segunda-feira, defende que a única forma de controlar o aquecimento global é que os países ricos interrompam seu crescimento econômico. A tese defendida pela Fundação Nova Economia (NEF, na sigla em inglês) é de que, mesmo com expansão econômica reduzida, não serápossível atingir a meta de aquecimento global abaixo dos 2º C, como almejado pela comunidade internacional. No relatório Crescimento não é possível: porque as nações ricas precisam de uma nova direção econômica, Andrew Simms, diretor da NEF, explica que „o crescimento econômico incessante está consumindo a biosfera do planeta além de seus limites‟. Em sua visão, o custo dessa expansão aparece no„comprometimento da segurança alimentar global, nas mudanças drásticas do clima, na instabilidade econômica e nas ameaças ao bem-estar social‟. Por isso, o mundo precisa de uma nova economia que respeite o orçamento ambiental, diz o estudo. „Não há um banco central global do meio ambiente para nos salvar se formos à falência ecológica‟, conclui” (disponível emhttp://noticias.uol.com.br/bbc/2010/01/25/so-estagnacao-economica-pode-reduzir-aquecimento-global-diz-estudo.jhtm, acesso em 15 de fevereiro de 2010).

Segundo o texto, pode-se definir como problema econômico:
C - o processo de prover o bem estar material da sociedade;

5 - “Sempre o homem experimentou novas necessidades ou descobriu maneiras diferentes de atender a necessidades antigas. Quando as comunidades humanas erampequenas, acanhadas e, sobretudo, isoladas, a força da tradição de cada uma delas se fazia sentir com maior vigor, os costumes cristalizavam-se e as inovações eram tão lentas a ponto de poderem passar quase despercebidas ao longo de uma geração” (NUSDEO, Fabio – Curso de Economia – Introdução ao Direito Econômico – 2ª. edição, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2000, pg 24. São Paulo, Editora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!