Economia

Páginas: 8 (1903 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


Mochón: Capítulo 7 Pinho: Capítulo 20

1) -Sob o ponto de vista econômico, analise os fatores que determinam a disposição de um indivíduo para oferecer seu trabalho no mercado.
Analisando conceitos econômicos, o que leva um individuo a oferecer trabalho é: Demanda de moeda para transações, pois, pessoas precisando de dinheiro no dia a dia. Demanda da moeda por procura, pois as pessoasprecisam de uma certa reserva monetária para efetuar pagamentos imprevisto. Demanda de moeda por especulação, pelo fato do dinheiro ter liquidez imediata, e pode viabilizar novas aplicações.
2)-Durante décadas no Brasil, ocorreram intensos fluxos migratórios de várias regiões mais pobres do país para a Região Sudeste. Que explicação econômica temos para tal fenômeno e quais seus efeitosdemográficos?
Sobretudo em decorrência da desconcentração industrial, ou seja, é o fato das regiões mais pobres ver na Região Sudeste, como um meio de agregar renda ás famílias (Demanda de moeda para transações) ocasionando assim no aumento da população nos grandes centros industriais, aumentando também a taxa de desemprego e de favelas.
3)- Por que nas negociações salariais é frequente encontrar umareferência à porcentagem do aumento salarial ligada á produtividade?
Assim como a “lei” da oferta e demanda, quando se tem um aumento de produtividade, o incentivo salarial se torna possível, agregando motivação para um novo aumento da produtividade.





4)- Resuma as principais razões econômicas que explicam as diferenças salariais.
A ocorrência de diferenças salariais o vem: pelo capitalhumano,( que são trabalhadores mais escolarizados e mais experientes são mais bem pagos), também há discriminação econômica,( que se característica: visto que alguns grupos demográficos, tais como mulheres e negros, recebem salários inferiores, mesmo quando alguns de seus atributos, como escolaridade, eficiência ou jornada de trabalho, são equivalentes aos atributos dos trabalhadores mais bempagos), também há, á teoria dos diferenciais compensatórios, (sua argumentação consiste no fato de que alguns trabalhadores são compensados, por exercerem suas atividades em um ambiente de trabalho insalubre), pode-se levar em conta a existência de um mercado de trabalho segmentado, (esta discussão defende a ideia que a discrepância salarial é função da existência de um mercado).
5)- Por queinúmeros economistas destacam a importância do capital humano?
Pois o capital humano defende a visão de que: capacidade, conhecimentos, competências e atributos são requisitos essenciais para se obter a personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor económico.
6)- Quais elementos formam os lucros do capital? Explique brevemente cada um deles.
Os elementos queforma os lucros do capital são:
Oferta de moeda, que destaca que a moeda tem seu preço e quantidades determinada pela oferta e demanda.
Demanda de moeda, que é a procura de moeda pela coletividade correspondente a quantidade de moeda que o setor privado retém.



7)- Por que a oferta de capital é rígida no curto prazo, mas não no longo prazo?
Pois, quando os produtores estão pensando acurto prazo ele almejam objetivos e metas, com isso acaba tendo uma certa rigidez na oferta de capital a curto prazo, a oferta a longo prazo no entanto, acaba sendo mais maleável, pois por não ser algo imediato, é visto de vários pontos de vista e acaba não sendo tão rígida quanto a curto prazo.

Mochón: Capítulo 8 PLT: Capítulo 3
Pinho: Capítulo 28

1)- Em economia, qual a diferença entreequilíbrio parcial e equilíbrio geral?
A teoria do equilíbrio geral é um ramo da teoria microeconômica. A mesma trata de dar uma explicação global do comportamento da produção, o consumo e a formação de preços em uma economia com um ou vários mercados já a; Análise de equilíbrio parcial - Determinação dos preços e das quantidades de equilíbrio em um mercado, independentemente dos efeitos causados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!