economia

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Universidade São Francisco
Nome: Kátia Fernanda de Oliveira RA: 002200800977
Unidade de estudo 1.
Princípios de Oferta e Demanda

Exercícios
1- Oferta é a quantidade de um produto ou serviçodisponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. A condição de equilíbrio é quando o custo da oferta e o preço dademanda se cruzam e a intersecção é o ponto de equilíbrio.

2- A) Com a queda do preço do adubo, consequentemente o preço da alface tende a diminuir e a quantidade ofertada aumentará.

B) Com forteschuvas o preço da alface aumentará e a quantidade ofertada diminuirá.
3- A) A Demanda aumenta o preço sobe.
Suponha que a curva de oferta se mantenha inalterada. O clima excepcionalmentequente causa um deslocamento para a direita da curva de demanda, gerando, no curto prazo, um excesso de demanda ao preço vigente. Os consumidores competirão entre si pelo sorvete, pressionando o preçopara cima. O preço do sorvete aumentará até que a quantidade demandada e a quantidade ofertada sejam iguais.



B) A Demanda reduz o preço diminui.

Suponha que a manteiga seja um bem normal. Umaredução no nível de renda média causa um deslocamento da curva de demanda de manteiga de D1 para D2, causando a redução no preço de equilíbrio de P1 para P2, e na quantidade de equilíbriode Q1 para Q2.








C) A Oferta sobe o preço diminui.

Este gráfico representa o comportamento do mercado quando ocorre um aumento da oferta de um produto genérico. Por exemplo, no caso da soja, o ponto(A) corresponderia ao período entre setembro e novembro, onde há pouco produto no mercado e o preço está elevado. Aproximando-se dos meses de janeiro e fevereiro, a tendência é uma queda nos preços,devido ao período de colheita. Neste caso, o ponto (B) representaria o período entre final de fevereiro e abril, onde a safra de soja está sendo colhida e o nível de preço cai.


D) A Oferta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!