Economia

Páginas: 3 (581 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
.NOME:Nadja Lais Vieira de Lira
Um sistema econômico é uma forma de política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade, ou seja, uma organização que assume a estrutura económicada mesma.
Para que haja um sistema econômico é preciso haver os grandes agentes econômicos que fazem a economia não só de um país mas de todo o mundo.
Os agentes econômicos são pessoas de naturezafísica ou jurídica que, através de suas ações, contribuem para o funcionamento do sistema econômico, tanto capitalista quanto socialista. São eles: as Empresas, agentes encarregados de produzir ecomercializar bens e serviços, ligados por sistemas de informação e influenciados por um ambiente externo. A produção se dá pela combinação dos fatores produtivos adquiridos junto às famílias. As decisõesda empresa são todas guiadas para o objetivo de conseguir o máximo de lucro e mais investimentos; a Família, que inclui todos os indivíduos e unidades familiares da economia e que, no papel deconsumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços, objetivando o atendimento de suas necessidades. Por outro lado, são as famílias os proprietários dos recursos produtivos e que fornecem àsempresas os diversos fatores de produção, tais como: trabalho, terra, capital e capacidade empresarial. Recebem em troca, como pagamento, salários, aluguéis, juros e lucros, e é com essa renda quecompram os bens e serviços produzidos pelas empresas. O que sempre as famílias buscam é a maximização da satisfação de suas necessidades; o Governo que inclui todas as organizações que, direta ouindiretamente, estão sob o controle do Estado, nas suas esferas federais, estaduais ou municipais. Vez por outra, o governo atua no sistema econômico, produzindo bens e serviços, através, por exemplo, daPetrobrás, das Empresas de Correios etc, e o Exterior com os quais os restantes agentes económicos nacionais estabelecem, num quadro de Economia Aberta, relações económicas intensas.
Atualmente, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!