economia

Páginas: 19 (4559 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Questionário
1. Sobre o conceito de moeda:
a) Defina moeda e suas funções.
Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”.
A moeda serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia; possibilita quesejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico; é um padrão de medida; é uma reserva de valor.
reserva de valor: a posse de moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.
unidade de conta (ou denominador comum monetário): a moeda é utilizada paraexpressar o valor dos diferentes bens produzidos na economia, possibilitando sua comparação, ou seja, tornando-se uma unidade de medida.
meio de troca: serve como intermediário nas trocas econômicas.
b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada:
Moeda fiduciária é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou a seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidadede reservas pela autoridade monetária.
Moeda lastreada é um título que tem por base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (nos primórdios do advento do papel-moeda, qualquer indivíduo que tivesse papel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservas associada ao papel moeda – cujo valor, ressaltamos, na maioria das vezes não era o mesmovalor de face da nota), sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha a mantenha a mesma quantidade de ouro associada.
2. Com relação aos meios de pagamento:

a)Conceitue meios de pagamento.

R: Os meios de pagamento são o total de moeda disponível ao setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que podeser utilizada imediatamente para efetuar transações.

b)Defina M1, M2, M3 e M4

R: M1: São os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem juros;

M2 = M1 + depósitos de poupança + títulos privados (depósitos a prazo, letras cambiais, hipotecárias e imobiliárias);

M3 = M2 + fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais;

M4 = M3+ títulos públicos federais, estaduais e municipais.

Os meios de pagamento no conceito M1 também são chamados de ativos ou haveres monetários. Os demais ativos financeiros, que rendem juros, são chamados de ativos ou haveres não monetários.

c) O que vêm a ser monetização e desmonetização? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação?
R: A desmonetização da economia é a diminuiçãoda quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia, enquanto a monetização é o processo inverso: o aumento da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia. O processo inflacionário leva a uma maior desmonetização da economia.

d) Dê dois exemplos de criação e dois exemplos de destruição de meios de pagamento.

R: Ocorre criação de meios de pagamentoquando:
Há o aumento de empréstimos ao setor privado pois os bancos comerciais retiram moeda de suas reservas e a emprestam ao público;
Saques a cadernetas de poupança, pois há um aumento de M1 com a redução do estoque de moeda em poder do sistema bancário

Ocorre destruição de meios de pagamento quando:
o depositante retira depósito à vista e o coloca em depósito a prazo, pois os depósitos aprazo não são meios de pagamento, dado que não são de liquidez imediata, e rendem juros
Uso de recursos em depósitos a vista em aplicação de renda fixa.

e) O saque de um cheque representa criação ou destruição de meios de pagamento?
R: O saque de um cheque no balcão do banco não é nem criação nem destruição de meios de pagamento, pois simplesmente há uma transferência de depósitos à vista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!