Economia

Páginas: 3 (691 palavras) Publicado: 28 de maio de 2012
1.Existe diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico? Explique e exemplifique.
Crescimento econômico é medido apenas pelos indicadores econômicos como PIB, PNB, Balança Comercial,Balanço de Pagamentos e etc..
Desenvolvimento econômico é conceito de melhoria da qualidade de vida da população; Pois aborda, além dos itens listados acima, as questões sobre distribuição de renda, nívelde pobreza, educação, desemprego, habitação e outros aspectos sociais, bem como os aspectos ambientais.

2. Explique por que o milagre brasileiro da década de 1970 não conseguiu proporcionar melhoriade vida para todos os cidadãos?
O que aconteceu foi um crescimento econômico muito grande; SEM desenvolvimento; a formação de um “bolo” de riqueza muito grande. Mas o tal “bolo” de riqueza não foidistribuído em virtude da concentração de renda nas mãos de poucos, proporcionado pelo modelo de crescimento econômico trabalhado. Como conseqüência, acentuou os problemas sociais, trazidos pelomodelo.

3. A década de 1980 foi considerada como década perdida. Quais são os principais motivos que nos faz acreditar que houve uma década perdida?
Década perdida é o nome dado ao período de tempo(década de 1980) em que ficou clara a falência/ esgotamento do velho desenvolvimentismo baseado no modelo Keynesiano (forte intervenção estatal). Época em que houve estagnação econômica, retração daprodução industrial e um menor crescimento da economia, queda do PIB e aumento da inflação; Modelo de desenvolvimento baseado no processo de substituição de importações que chegou ao seu final.


4.Faça um levantamento sobre a origem e o desenvolvimento da industrialização brasileira.
No Brasil, este processo ocorre a partir do final do século XIX, visto que antes desta data, o que ocorriam erampequenos focos de indústrias e manufaturas. No momento das da 1ª e 2ª Guerras Mundiais, e da crise econômica de 1929, o Brasil teve um grande impulso no processo de industrialização, pois o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!