Economia

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
1. Quais as formas que o governo dispõe para interferir no equilíbrio de mercado?

- Estabelecimento de impostos
Impostos indiretos: incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas, ex: Impostosobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Impostos diretos: incidentes sobre a renda, ex: Imposto de Renda (IR).
Imposto específico: recai sobre a unidadevendida, ex: para cada carro vendido recolhe-se, a titulo de imposto R$5000,00 ao governo (sendo fixo independente do valor da mercadoria).
Imposto advalorem: percentual (alíquota) aplicado sobre ovalor da venda.

- Política de preços mínimos na agricultura
Por meio de instrumentos como a aquisição e o empréstimo, o Governo atua comprando o excedente ou financiando a estocagem, sempre que opreço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O preço mínimo é definido pelo governo para os produtos das safras regionais e de safra de verão, que pode ocorrer por meio de operações de compra ou definanciamento. A atuação governamental é feita quando o preço de mercado está abaixo do mínimo nas regiões produtoras.

- Congelamento dos preços
Refere-se à intervenção do governo no sistema depreços de mercado visando coibir abusos por parte dos vendedores, controlar preços de bens de primeira necessidade ou então refrear o processo inflacionário.

- Definição do salário mínimo,estabelecimento de preços mínimos e fixação de preços.

2. Defina oferta e demanda. Quais fatores ou variáveis que afetam a oferta e a demanda?

Demanda é o total de bem ou serviço consumido (que oconsumidor deseja adquirir) em um determinado período de tempo. Fatores que afetam a demanda: preço de outros bens (concorrência), renda do consumidor, hábitos, gostos, preferências dos consumidores e benscomplementares.
Oferta é o total de bem ou serviço produzido em um determinado período de tempo. Fatores que afetam a procura: seu próprio preço, preços dos fatores de produção, das preferências do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!