Economia

Páginas: 3 (657 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
1. CONCEITO

A palavra economia é de origem Grega oikos = casa e nomos = governo, administração. Xenofontes(455 a 345 a.c.) foi o primeiro a usar o termo Economia no sentido exposto anteriormente,ou seja, abrangendo apenas o governo ou a administração do lar.
Sistema econômico é o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de umasociedade.
Essas relações condicionam o sentido geral das decisões fundamentais que se tomam em toda a saciedade e os ramos predominantes de sua atividade.
Todo sistema econômico deve tratar a responder astrês perguntas seguintes: Que bem e serviços produzidos e em que quantidade? Como produzir tais bens de serviços? Para quem produzir, ou seja, quem consumirá os bens e serviços produzidos?
Pararesponder as perguntas anteriores, existem basicamente dois mecanismos ou sistemas: o sistema de mercado e o sistema de planificação central. Em qualquer caso, deve-se salientar que o sistema econômicodefine o compasso do desenvolvimento e as sociedades em seu conjunto.
De uma forma geral o sistema econômico pode ser definido como: sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizadauma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.


2.PROBLEMAS CENTRAIS
Qualquer sociedade humana seja ela um país desenvolvido industrialmente, uma economia de planejamento central ou uma simples tribo de índios necessita de tomar decisões e fazerescolhas. Logo, qualquer problema econômico limita-se a estas três questões: - O quê? (Que bens devem ser produzidos? Que quantidades?...)
- Como? (Como produzir? Com que recursos? De que forma? Comque recursos?..)
- Para quem? (Para quem produzir? Quem utiliza?...)
Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, surgem os chamados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!