Economia

Páginas: 4 (832 palavras) Publicado: 18 de março de 2012
1)Porque os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Porque os recursos de produção são limitados e asnecessidades humanas são ilimitadas sempre se renovando por conta do crescimento da população e de seu padrão de vida. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuiçãodos resultados.

2. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação

R: A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial de uma economia (ouproduto de pleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos e, assim, o trade-off entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão dedeterminado bem para poder produzir, e consequentemente consumir, mais do(s) outro(s) bem(ns).

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

A curvarepresenta todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes numa empresa.
Devido a limitação de recursos, a produção total, de uma empresa por exemplo, temum limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.
Quando um ponto está dentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos(fatores de produção subutilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumentona CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.
Imagine um agricultor que pode escolher entre produzir carne ou batatas. Se esseagricultor trabalhasse o dia todo com carne, poderia produzir 100 kg de um suculento bife. No entanto, se decidisse utilizar seu tempo integral com batatas, ele conseguiria produzir 300 kilos desse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!