ECONOMIA E A GLOBALIZAÇÃO

Páginas: 8 (1860 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FACULDADE UNIDA DE SUZANO – UNISUZ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO














ECONOMIA E A GLOBALIZAÇÃO














SUZANO
2013















ECONOMIA E A GLOBALIZAÇÃO

















SUZANO
2013
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema principal a Globalização, com foco na área de Economia, ciência que estudaa produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A Globalização é um termo recentemente utilizado para estabelecer uma integração entre países e pessoas de todo o mundo, que surgiu da necessidade de países expandirem os seus mercados. Na economia, a globalização é caracterizada como libertação de pessoas, bens e serviços, onde não existem fronteiras na qual impedem a circulação de materiaise informações ao redor do planeta.
























1. GLOBALIZAÇÃO.

Podemos dizer que a Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas de todo o mundo todo. Através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectosculturais pelos quatro cantos do planeta.
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e VXI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo noleste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente os países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicospara baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite, etc.
Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas industrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias emvários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão de obra, a matéria prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos da América, produzido na China, com matéria prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul) são países que souberam usufruirdos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
































2. BLOCOS ECONÔMICOS.

Os blocoseconômicos são criados com o objetivo de facilitar o comércio entre os países membros. Essa facilidade é feita através de redução ou isenção de impostos ou tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
O comércio entre os países membros dos blocos econômicos gera crescimento econômico. Esses blocos geralmente se formam com países vizinhos ou que tenham afinidadesculturais e comerciais. Os economistas afirmam que os países que ficam de fora de um bloco econômico, vive isolado do mundo comercial, afinal essa é uma tendência mundial, pois cada vez mais o comercio entre os blocos cresce.

UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. É formada pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização da economia
  • globalização da economia
  • Globalização da economia
  • Globalização da economia
  • Globalização e economia
  • Globalização economia
  • a globalização da economia
  • globalização da economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!