economia e sociedade

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Sistema econômico é a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas que são as atividades de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços (VICECONTI e NEVES, 2010, p. 6). De acordo com a definição acima, discutida no Capítulo I - Introdução à Economia, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS
Qualquer sistema econômico terá queenfrentar três problemas básicos: o quê e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
No sistema econômico socialista predomina a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
O sistema econômico predominante no mundo contemporâneo é o socialista ou de economia centralizada.
O sistema econômico capitalista ou de economia de mercado é regido por um órgão central deplanejamento.
Nenhuma das anteriores está correta.
2ª QUESTÃO
O custo de oportunidade de uma decisão é aquilo a que se deve renunciar para obter algo. Em outras palavras, o custo de oportunidade de um bem ou serviço é a quantidade de outros bens ou serviços a que se deve renunciar para obtê-lo (MÓCHON, 2007, p. 4). Sobre o referido conceito, de acordo com o Capítulo I - Introdução à Economia,assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS
Os custos de transformação de um produto em outro são constantes.
Os custos decrescentes de transformação de um produto em outro garantem o formato côncavo da curva de possibilidades de produção.
O custo de oportunidade é um conceito econômico muito utilizado no estudo das teorias do comércio internacional e das finanças corporativas.
Oscustos de oportunidade com o passar dos anos são decrescentes, ou seja, diminuem.
Nenhuma das anteriores está correta.
3ª QUESTÃO
A economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade. No entanto, há uma contradição. Os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivara produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados (VICECONTI e NEVES, 2010, p. 1). De acordo com o assunto em questão, discutido no Capítulo I - Introdução à Economia, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS
A questão central do estudo da economia é como alocar recursos produtivos limitados de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.
Em qualquer sociedadefatores de produção, como mão-de-obra, matérias-primas, terra, entre outros, são infinitos, ou seja, não acabam.
A economia é uma ciência exata cujas leis ou proposições são passíveis de verificação ou de experimentação.
O ser humano, nunca está satisfeito com o que possui e sempre deseja mais coisas, por isso as necessidades humanas são consideradas finitas ou limitadas.
Todas asanteriores estão corretas.
4ª QUESTÃO
Os bens econômicos são úteis e possuem preços, são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano para obtê-lo. Podem ser classificados em bens de capital, bens de consumo e bens intermediários. Em relação aos mesmos, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os bens de capital são utilizados na fabricação deoutros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.


II. Os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas, podendo ser duráveis e não duráveis.


III. Os bens intermediários são vendidos para consumo ou utilização final.

ALTERNATIVAS
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
5ª QUESTÃO
A curva de transformação ou fronteira depossibilidades de produção (CPP) mostra a quantidade máxima possível de bens ou serviços que determinada economia pode produzir com os recursos e a tecnologia de que dispõe, e dadas as quantidades de outros bens e serviços que também produz (MÓCHON, 2007, p. 3). Sobre o assunto, de acordo com o Capítulo I - Introdução à Economia, essa curva, quando construída para dois bens, mostra:

ALTERNATIVAS
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia e Sociedade
  • economia e sociedade
  • Sociedade e economia
  • ECONOMIA E SOCIEDADE
  • Economia e sociedade
  • A sociedade na economia
  • Economia e sociedade
  • Economia e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!