economia e mercado

Páginas: 8 (1888 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014


Universidade Paulista






ECONOMIA E MERCADO
Socialismo e Capitalismo






Grupo 10
Vanessa Caputti – RA C00457-0
Luciane Oliveira Cruz – RA C131BJ-0
Thalita Cunha Teixeira – RA B494AF-1
Mayara Gustavo – RA C2796J-0
Michelle Santana da Rocha – RA
Giane Costa – RA

São Paulo, 11 deMarço de 2014


O QUE É UM SISTEMA ECONOMICO?
Um sistema económico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos.
O sistema económico é composto por pessoas, instituições ea sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade.
Exemplos atuais de sistemas económicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas. "Sistemas económicos" é uma categoria de classificação JEL sobre o estudo desses sistemas.


CLASSIFICAÇÃO
Quanto à classificação, atualmente, se conhece a existência de dois sistemas econômicosdistintos: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização e sua economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem,apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando à obtenção de lucros.














O QUE É CAPITALISMO?
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada ecom fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
O capitalismo teve início na Europa após a extinção do sistema feudal, e pouco depois se dispersou pelo mundo. O sistema ganhou classificaçõesherdadas pelo passado histórico que o sistema atravessou, intitulado Capitalismo Comercial, esse vigorou entre os séculos XV e XVI, o Capitalismo Industrial teve início no final do século XVIII ate o inicio do século XX. Além disso, eram realizados os oligopólios, que correspondem à união de algumas empresas retendo nas mãos o controle dos preços e de matéria-prima, dessa forma impediam odesenvolvimento de outras empresas, garantindo uma hegemonia no mercado.

Nesse mesmo período ficou bastante difundida a junção de grandes empreendimentos e concilia mento entre a indústria e o capital bancário, emergindo assim o capital financeiro. Com o agrupamento de grandes empresas houve um grande crescimento que propiciou o surgimento das empresas multinacionais, que hoje ganhou a denominaçãotransnacional, essas têm suas atuações nos mais diversos pontos do mundo.
O conjunto de atividades das empresas multinacionais reflete a globalização dos meios de produção, da produção e do capital, que resultou em grande fluxo das relações comerciais em nível planetário.


EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO
O sistema capitalista tem passado por grandes evoluções, no século XIX, o capitalismo apresentava-seestruturado, com os industriais e banqueiros centralizando as decisões econômicas e políticas, e os comerciantes atuando como seus intermediários. No final deste século, acentuavam-se as tendências à concentração, com cartéis, truste e monopólio, o que, no século XX, resultaria na formação de gigantescas empresas multinacionais. No sistema capitalista, as crises são frequentes, provocando falências,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercado e economia
  • Economia e mercado
  • Economia de mercados
  • Economia e mercado
  • Economia e mercado
  • Economia de mercado
  • Economia-de-mercado
  • economia de mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!