Economia e meio ambiente

Páginas: 12 (2812 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ATIVIDADES ECONOMICAS E MEIO AMBIENTE


Elisama Gomes Ataides
Sônia Ester Correia Lêmes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0329) – Economia
25/11/13

RESUMO
O presente artigo traz em seu desenvolvimento, uma discussão sobre a economia e o meio ambiente, os maiores problemas, os recursos naturais são suficientes para atender asnecessidades humanas? Recursos renováveis, recursos que uma vez destruídos não são capazes de se refazer. À degradação dos ecossistemas, o esgotamento das reservas naturais, a poluição da atmosfera, a destruição da camada de ozônio. Energia, quanto mais suja a fonte, mais abundante e mais barata e quanto mais limpa, mais escassa e mais cara. E o lixo aonde coloca-los? Qual a forma mais barata e maisecológica de resolver esse problema, muitas perguntas e poucas respostas. Temos que desenvolver uma forma de preservar o meio ambiente para garantir o futuro das próximas gerações.

Palavra-chave: Meio ambiente. Esgotamento das Reservas Naturais. Garantir o Futuro.

1 INTRODUÇÃO
Economia ambiental campo da economia que aplica a teoria a questões ligadas ao manejo e a preservação do meioambiente.
Primeiramente abordaremos os problemas econômicos, os recursos naturais escassos, e as necessidades humanas ilimitadas, o problema dos bens comuns ocorre devido ao abuso do recurso pelo fato de ninguém ter sua posse e, portanto, o interesse em preservá-lo. O ser humano esta tirando muito do planeta sem pensar nas consequências.
A fartura inédita de alimentos, a tecnologia para salvarvidas e colocar foguetes na Lua e a compreensão cientifica dos fenômenos naturais nunca foram maiores. A contrapartida preocupante são a perda acelerada da biodiversidade e a degradação do meio ambiente, a pressão sobre os estoques de água potável, o excesso de pesca nos oceanos e indícios de mudanças climáticas causadas pela ação do homem. (SCHELP, Diogo. 2011, p. 10)
O planeta não estaconseguindo repor os recursos naturais com a velocidade que eles estão sendo consumidos. Há o risco de não sobrar o suficiente para as gerações futuras.
Depois a energia limpa e barata e a qual tipo de fonte energética escolher, pois uma é muito cara e ninguém quer pagar a conta, a outra é mais barata, mas a poluição é muito alta além disso, ainda tem o problema de quem pode mais quem tem o poder sobredeterminada fonte. Os nossos governantes em vez de ficar preocupado com a melhor solução, ficam preocupados com quem ganha mais.
E o lixo o que fazer com tanto lixo onde colocar qual a melhor solução, são tantos problemas tantas indagações, só sei que temos que ter uma alternativa e muito rápido pois em quanto estamos pensando o planeta esta se acabando esta e outras duvidas serão melhordiscutida no desenvolvimento do trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROBLEMAS ECONOMICOS
As relações entre as atividades econômicas de consumo e de produção em relação ao nosso ambiente natural exercem basicamente três funções: a prestação de serviços diretos ao consumo, o fornecimento de insumos para a produção e a recepção de resíduos. Essas funções não são independentes entre si, elas podem entrarem conflito, por exemplo, o uso da água de um rio para irrigação de uma fazenda faz com que menos água fique disponível para o consumo pessoal.
Podemos dizer que os recursos naturais são, em sua maioria, escassos e têm usos alternativos. Os recursos são considerados escassos porque em certas épocas e regiões estes podem faltar, e esses recursos são findáveis, eles foram classificados peloeconomista francês Jean-Baptista Say em três categorias terra (terras cultiváveis, florestas, e minas), trabalho (mão de obra) e capital (maquinas, equipamentos, instalações).


FIGURA 1 – PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS

Definição
de Propriedades
Recursos Produtivos Necessidades Humanas
Escolhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia e meio ambiente
  • Economia e meio ambiente
  • Economia e meio ambiente
  • Economia doméstica e meio ambiente
  • Energia , economia , meio ambiente
  • economia no meio ambiente
  • Economia e Meio Ambiente
  • Economia do meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!