Economia verde e erradicação da pobreza

Páginas: 9 (2085 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Economia Verde e erradicação da pobreza são propostas do Brasil para a Conferência Rio+20
Aluna: Edenir Gomes

Introdução
A crise econômica mundial que atravessamos abre espaço para a discussão sobre o modelo de desenvolvimento que a maioria dos países adotam. O capitalismo aprofunda cada vez mais o abismo entre ricos e pobres, semeia a fome em épocas de recessão. Organismos internacionaiscomprovam que os efeitos da crise nos países de elite afetam diretamente a população pobre do restante do mundo. Isso porque a economia é globalizada. O prejuízo que se mostra com a crise pode se eternizar se os países não entrarem em um acordo para usar os recursos naturais do planeta de forma equilibrada. A busca pelo lucro por parte de empresas e governos desrespeita o direito da humanidade deusufruir dos benefícios das riquezas naturais que pertencem a todos.
Alguns passos vêm sendo dados nas últimas décadas rumo à conscientização sobre o assunto. Os países tentam chegar a um consenso para mudar a forma de desenvolvimento e promover a inclusão social dos pobres; aqui podem ser citadas iniciativas como o Protocolo de Nagoya e a Conferência Rio+20.

A Rio+20

Em junho de 2012 serárealizada no Brasil a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade do Rio de Janeiro. O evento volta ao país 20 anos após a Rio 92, que reuniu ambientalistas do mundo inteiro.
O foco, desta vez, é o desenvolvimento sustentável. A proposta é implantar uma economia verde, para que o mundo possa crescer economicamente combaixa emissão de carbono. Também pode vir a compor a pauta a redução de emissões de gases de efeito estufa.
A preocupação da Rio+20 é com o bem estar do planeta e, conseqüentemente das nações. Um dos princípios da República Federativa do Brasil, nas relações internacionais, é justamente “a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”. (Art. 4°, IX, CF/88)

A proposta do BrasilO Brasil pretende propor, na Rio+20 a execução de políticas públicas de desenvolvimento, com a inclusão da população pobre na formação do Produto Interno Bruto (PIB) e proteção ao meio ambiente. A informação foi passada por representantes do governo na Conferência Ethos realizada em São Paulo, no último dia 9 de agosto.
Na visão ministra Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para o país sedesenvolver sem desmatamento ilegal é preciso segurança jurídica para políticas de investimento por parte do setor privado, voltadas para manejo, reflorestamento e plantio.
Dados do governo indicam que as ações de Combate à Fome no Brasil, desenvolvidas nos últimos oito anos, retiraram 28 milhões de pessoas da situação de extrema pobreza, mas ainda existem 16,2 milhões de pessoas vivendo na miséria, comrenda per capita abaixo de R$ 70. Para reverter essa realidade, o governo atua na transferência de renda; acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva.
As ações acima descritas cumprem os objetivos da República Federativa do Brasil, descritos no artigo 3º, III da Constituição Federal de 1988: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

Comissãoe Comitê Nacional de Organização da Rio +20

Durante a cerimônia de criação da Comissão e do Comitê Nacional de Organização da Rio +20, a presidenta Dilma Rousseff citou o plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, como uma das ferramentas para incluir as populações mais pobres e promover o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.
A Comissão deverá promover a interlocuçãoentre órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, para discutir a participação do Brasil na Conferência da ONU. Enquanto o Comitê fará o planejamento, organização, gestão de recursos e contratos do encontro.

A miséria e o uso irracional e egoísta dos recursos naturais

No cenário internacional, a ONU tenta impulsionar as lideranças mundiais para o desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erradicação da pobreza
  • Erradicação da pobreza
  • erradicação da pobreza
  • Erradicação da pobreza e marginalização
  • Pobreza em cabo verde
  • Pobreza em Cabo Verde
  • Pobreza em cabo verde
  • Pobreza em vabo verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!