Economia solidária

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
Comentário Sobre o artigo: As Redes Solidárias como Alternativa Pós-Capitalista

A Economia Solidária é constituída pelas pessoas exploradas, excluídas e expropriadas de trabalho e dignidade,no sistema capitalista. É uma nova forma de se organizar a economia, o convívio social e as relações de produção. É um jeito alternativo de produzir, vender, comprar, trocar e de se relacionar com osoutros sujeitos sociais. Sem empregados ou patrões, onde cada um é responsável pelo bem estar próprio e dos outros. É uma economia com valores de solidariedade, promoção da dignidade humana,cooperação, autogestão, valorização do trabalho e a preservação dos recursos naturais. É um projeto multicultural que respeita as diferenças individuais e que abarca várias práticas econômicas distintas.Dentro deste contexto, as redes solidárias são essenciais, pois integram produtores e consumidores em uma mesma estrutura, organizando a ação coletiva, ampliando o conhecimento de todos, fortalecendoos empreendimentos, trocando experiências e consolidando amizades e relações culturais e de produção através dos laços solidários desenvolvidos.
As redes solidárias promovem um ciclo virtuoso,pois o excedente de renda gerada é investido na ampliação e criação de novos empreendimentos solidários, gerando mais trabalho e mais renda para quem já é associado, aumentando o poder de consumo ede acesso aos bens materiais. Este excedente também é investido em tecnologia, no intuito de diminuir o esforço humano e ampliar os momentos de lazer, o aumento da quantidade e qualidade da produção,para que assim se produza mais, gerando mais excedente, reiniciando o ciclo.
As redes favorecem também o consumo sustentável, pois mais pessoas terão acesso aos produtos da Ecosol e à formaçãopolítica para este consumo. Desta forma, ao ampliarmos o consumo solidário, estamos sendo co-responsáveis pelo fortalecimento da Ecosol e pelo enfraquecimento da produção capitalista. Ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia solidaria
  • Economia solidaria
  • Economia solidária
  • Economia Solidária
  • Economia solidária
  • Economia solidária
  • Economia solidaria
  • Economia solidária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!