ECONOMIA POLÍTICA: DA ORIGEM À CRÍTICA MARXIANA

890 palavras 4 páginas
ECONOMIA POLITICA: DA ORIGEM À CRÍTICA MARXIANA
Para uma análise e compreensão dessa teoria se faz necessário uma ampla e minuciosa investigação no decorrer de sua história e nas contradições geradas no seu processo de desenvolvimento.
ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA
Surge nesse período dois grandes pensadores Adam Smith e David Ricardo, suas concepções teóricas foram em alguns aspectos diferentes, porém elementares.
Tanto para Smith quanto para Ricardo, a análise do objeto de estudo não deveriam limitar-se especificamente ao campo econômico, mais sim centralizar as atenções nas questões relativas ao trabalho, ao valor e ao dinheiro, tendo como finalidade compreender o conjunto das relações sociais que estavam emergindo do antigo regime.
Com David Ricardo é possível perceber como a Economia Política encaravam as principais categorias e instituições econômica derivadas do “capital” tais como: mercado ,lucro, dinheiro, salário e propriedade privada.
Essa teoria só pôde ser aceitável porque seu objetivo no que diz respeito à teoria social, não se traduzia em neutralidade, e assim consequente defendiar uma ordem social mais livre e desenvolvida que o feudalismo.
A CRISE DA ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA
No período de 1825/1830 e 1848 ocorre a crise e a dissolução da Economia Política Clássica, nessas décadas muda-se radicalmente a relação da burguesia com a Cultura Ilustrada.
A Cultura Ilustrada consistia no projeto de emancipação humana conduzido pela burguesia no processo revolucionário, o qual se resumia nas consignações: liberdade, fraternidade e igualdade.
Quando a burguesia alcançou o poder, o projeto de emancipação humana no ideário da cultura ilustrada se tornou inviável, pois passou a esbarrar nos interesse da classe burguesa, o que se cria é uma novo tipo: a emancipação política que afirma que todos são iguais perante a lei, porém isso não se traduzia em igualdade econômica e social.
A ECONOMIA POLÍTICA MARXISTA
A partir da critica à economia politica

Relacionados

  • A Hist Ria Perdida E Recuperada De Jesus De Nazar Juan Luis Segundo
    255641 palavras | 1023 páginas