Economia politica

Páginas: 6 (1336 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
A teoria economia foi iniciada de forma concreta a partir da obra de Adam Smith, A riqueza das nações em 1776. Também víamos pensamentos econômicos em outros períodos, todavia era tratado de forma Moral e Ética, era estudada por filósofos como Aristóteles, Platão, São Tomás de Aquino, mas que não tinha uma estrutura econômica de fato.
A partir do século XVI se iniciou a primeira linha econômicaimportante, o mercantilismo, que considerava de suma importância o acumulo de metais e surgem relatos mais elaborados sobre a moeda, considerava que o o país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse o seu estoque de metais preciso-os, por isso a teoria mercantilista acabou por estimular guerras e manteve a presença constante do estado em seus assuntos econômicos de forma incetiva.

E apartir do século XVIII, a escola francesa, a fisiocracia, elaborou alguns trabalhos importantes. A fisiocracia surgiu de forma oposta ao mercantilismo, para os fisiocratas era desnecessária a regulamentação do estado na economia, pois acreditavam na lei da natureza, portanto, encorajava se a agricultura e exigia se que as pessoas empenhadas que empenhadas ao comercio e as finanças fossem reduzidasao máximo, para eles só a terra podia multiplicar a riqueza, afinal também era vontade divina. O trabalho de maior destaque foi o do dr.François Quesnay, autor da obra Tableau Économique. O Tableu Économique do Dr François foi aperfeiçoado e transformou-se no sistema de circulação monetária imput output criado no século XX (anos 40) pelo economista Russo naturalizado norte-americano, WassilyLeontief, da Universidade de Harvard.
Os Clássicos
Considerado o precursor da moderna Teoria Econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith também publicou uma obra de grande importância A riqueza das nações, em 1776. O livro trata de forma muito abrangente sobre as questões econômicas que vão desde as leis do mercado a aspectos monetários até adistribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações políticas.
A ideia de Andam Smith era que a livre concorrência, sem nenhuma interferência, iria levar a sociedade ao crescimento econômico, como que com naturalidade. Andam Smith defendia a ideia de que todos os agentes, em sua busca de lucrar ai máximo, também acabam por promover o bem-estar para toda a sociedade. Écomo uma mão invisível que orienta a economia sem a necessidade da atuação do estado, era o principio do liberalismo. A produtividade decorria da divisão do trabalho, e esta, por sua vez decorre da tendencia inata de troca, assim o mercado tende a ser ampliado e as riquezas amentam. O papel do estado na economia deveria corresponder a penas a proteção da sociedade contra eventuais ataques e acriação e a manutenção de obras e instituições necessárias.
David Ricardo
David Ricardo é outro expoente do período clássico. Desenvolveu alguns modelos econômicos de grande importância analítica. Aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda da terra. Ricardo tambémdesenvolveu estudos sobre o comercio internacional. Ricardo deu importante contribuição para a teoria do comércio internacional, chamada de teoria das vantagens comparativas. A grande parte dos estudiosos considera que os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas, a correte neoclássica e a corrente marxista.
John Sturt Mill
Jons, foi o sintetizador do pensamento clássico. Seutrabalho foi o principal texto para o ensino da Economia no fim do período clássico e no início do período neoclássico. Sua obra consolida o que ja tinha sido exposto por seus antecessores, e avança ao incorporar mais elementos institucionais e ao definir melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.
Jean Baptiste Say
Say retornou a obra de Smith. ampliando-a....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Econômia política
  • Economia Politica
  • Economia Politica
  • Economia política
  • Economia politica
  • Economia Política
  • economia e politica
  • Economia política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!