Economia politica sobre a ótica do Mercantilhismo

1108 palavras 5 páginas
Economia politica sobre a ótica do Mercantilhismo

O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas praticadas na Europa, surgindo na Baixa Idade Média e se firmando como politica econômica nacional e atingindo seu desenvolvimento na Idade Moderna.

O Mercantilismo é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Em resumo, era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres Sua origem vem do momento em que a Europa passava por grande escassez de metais preciosos, ou seja, ouro e prata. Faltava dinheiro para atender às demandas do comércio. Nesta época, acreditava-se que a riqueza das nações estava na quantidade de ouro e prata que tinha acumulado. O principal objetivo dos portugueses e espanhóis no continente americano no século XVI era descobrir fontes de ouro e prata. Mas, como aconteceu na América, nem sempre era possível achar fontes diretas de metal precioso para abastecimento dos cofres dos Estados europeus. Então, a saída era acumular ouro e prata através do comércio, que recebeu uma série de características para atender essa necessidade. É possível distinguir três modelos principais: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo.

* Bulionismo ou Metalismo - A base maior do Mercantilismo. Ouro e Prata eram metais que deixavam uma naçõa muito rica e poderosa, por isso os governantes faziam de tudo para acumular esses metais. Além do comércio externo, eram incentivadas as explorações das colônias nessa época.

* Balança Comercial Favorável ou Colbertismo - Balança comercial favorável é também chamada de colbertismo. Recebeu este nome por causa do ministro de finanças franças de nome Jean-Baptiste Colbert, o qual foi o principal impulsionador das ideias mercantilistas em seu país e permaneceu 22 anos à frente das práticas econômicas na França. A medida que também recebeu seu

Relacionados

  • Diversos
    8137 palavras | 33 páginas