Economia Política

Páginas: 11 (2627 palavras) Publicado: 11 de junho de 2015

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
QUESTIONÁRIO – ECONOMIA POLÍTICA


PROF.ª. MARINA MACHADO GOUVEA

ACADEMICOS (AS):
CAMILY DA SILVA NERES

DIENIFER PORTO VIEIRA

KARINE FERREIRA DOS SANTOS



(Questão I) Qual é o objetivo que a Economia Política clássica aborda? O que José Paulo Netto e Marcelo Braz afirmam sobre a neutralidade em relação a esse objeto?

A despeito das diferenças entre suas concepçõesteóricas, encontram-se nitidamente duas características centrais da teoria que vinham se elaborando há quase duzentos anos.
A primeira delas refere-se à natureza dessa teoria: “não se tratava de uma disciplina particular, especializada, que procurava “recortar” da realidade social um “objeto” específico (o “econômico”) e analisá-lo de forma autônoma”. “À Economia Política interessava compreendero conjunto das relações sociais que estava surgindo na crise do Antigo Regime”; por isso, em suas mãos, a Economia Política se erguia como fundante de uma teoria social, um elemento articulado de ideias que buscava oferecer uma visão do conjunto da vida social.
A segunda característica da Economia Política clássica se relaciona ao modo como seus autores mais significativos trataram as principaiscategorias e instituições econômicas (dinheiro, capital, lucro, salário, mercado, propriedade privada etc.): eles se entenderam como categorias e instituições naturais que, uma vez descobertas pela razão humana e instauradas na vida social, permaneciam eternas e invariáveis na sua estrutura fundamental.
“A Economia Política Clássica expressou o ideário da burguesia no período em que esta classeestava na vanguarda das lutas sociais, conduzindo o processo revolucionário que destruiu o Antigo Regime” – e não foi por outra razão, que o filósofo húngaro Georg Lukács (1885­1971) considerou-a a “maior e mais típica ciência nova da sociedade burguesa”. Baseado no livro de Paulo Netto e Marcelo Braz: Economia Política: uma introdução crítica.


(Questão II) A partir da Crítica da Economia Política,como é enunciado o objeto da Economia Política?

Karl Marx (1844) concentrou boa parte dos seus esforços para contribuir na organização do proletariado para que este, rompendo com a dominação de classe da burguesia, realizasse a emancipação humana.
Para Marx, o êxito do protagonismo revolucionário do proletariado dependia, em larga medida, do conhecimento rigoroso da realidade social. Eleconsiderava que a ação revolucionária seria tanto mais eficaz quanto mais estivesse fundada não em concepções utópicas, mas numa teoria social que reproduzisse idealmente o movimento real e objetivo da sociedade capitalista.
Marx articulou em sua pesquisa a teoria social que esclarece o surgimento, o processo de consolidação e desenvolvimento e as condições de crise da sociedade capitalista: a sociedadenão é uma organização social “natural”, destinada a constituir o ponto final da evolução humana; mas é o resultado de uma forma de organização social histórica, transitória, que contém no seu próprio interior contradições e tendências, que devem inclusive possibilitar a sua superação, dando lugar a outro tipo de sociedade – precisamente a sociedade comunista, que também não marca o “fim dahistória”.
A crítica marxiana à Economia Política não significou a negação teórica dos clássicos; significou a sua superação, incorporando as suas conquistas, mostrando os seus limites e desconstruindo os seus equívocos. Antes de mais, Marx as categorias manejadas pelos clássicos, rompendo com a naturalização que as pressupunha como eternas; e pôde fazê­ lo porque empregou na sua análise um método novo (ométodo crítico dialético, conhecido como materialismo histórico). Realizando uma autêntica revolução teórica, Marx jogou toda a força da sua preparação científica, da sua cultura e das suas energias intelectuais numa pesquisa determinada: a análise das leis do movimento do capital; essa análise constitui a base para apreender a dinâmica da sociedade burguesa (capitalista), já que, nessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Econômia política
  • Economia Politica
  • Economia Politica
  • Economia política
  • Economia politica
  • Economia politica
  • economia e politica
  • Economia política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!