Economia política

Páginas: 3 (547 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
Economia Política.

Semana 1
O PETRÓLEO NUNCA MAIS SERÁ BARATO

a) Com base no texto, quais as medidas tomadas pelos países emergentes (Brasil, China, México, etc.) para conter um aumento dospreços internos proveniente da elevação do preço do petróleo? Fundamente a resposta.

Resposta: Através de subsídios nos preços praticados. Apesar do preço do barril ter quadriplicado nos últimos 5anos, alcançando os 140 dólares, este aumento não tem sido repassado para os consumidores dos países citados. Vide o caso do México, que mantém o preço do litro da gasolina à 1 real, e da China e Brasilque gastam bilhões de dólares anuais em subsídios.


b) Descreva um movimento da demanda e da oferta verificado no texto.

Resposta: Segundo o texto, o mercado consumidor de petróleo estáaquecido e alguns países emergentes, como o caso da China, estão aumentando consideravelmente o consumo de seus derivados, aumentando assim a demanda do produto no mercado.
Porém, os países produtores depetróleo não estão conseguindo suprir esta demanda, gerando assim, um dos fatores de aumento de preço em uma escala global.
Apesar de esforços no aumento da produção, como o caso da Arábia Saudita,alguns países produtores não conseguem, por questões de investimento (Nigéria), ou “não querem”, por questões políticas (Venezuela), aumentar a oferta de petróleo em escala global.


c) Como estádefinida a ordem econômica na constituição brasileira?

Resposta: Ver Anexo 1 (Art. 170).


OLIMPÍADAS 2008 – CADA MEDALHA CUSTOU R$53 MILHÕES Á UNIÃO

a) Com base no texto, é possível afirmarque os recursos destinados aos esportes olímpicos são suficientes para a transformação do Brasil numa potência olímpica? Justifique sua resposta, observando a questão da escassez sempre presente naanálise econômica.

Resposta: Não. Apesar de ser um volume grande de dinheiro empregado, pergunto: Quantos atletas (iniciantes, amadores, profissionais) existem no Brasil? Quantas destas podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Econômia política
  • Economia Politica
  • Economia Politica
  • Economia política
  • Economia politica
  • Economia politica
  • Economia Política
  • economia e politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!