Economia Orotodoxa versus Economia Heterodoxa

648 palavras 3 páginas
A ciência econômica como sendo uma ciência eminentemente social, diverge das ciências naturais pelo facto de não possuir regras e leis fixas. Isto permite que as várias escolas de pensamento econômicos – clássicos, neoclássicos, novo-clássicos, keynesianos e pós-keynesianos, monetaristas, (entre outros) – construam teorias que são antagônicas entre si. Convêm, nesse caso, distinguir Ortodoxia de Heterodoxia, portanto, duas doutrinas econômicas distintas.
A Doutrina Ortodoxa compreende todos os pensadores da escola clássica e neoclássica. Defendem a neutralidade da moeda, ou seja, que a moeda não interfere no lado real da economia (Produção) e, também acreditam no equilíbrio econômico de pleno emprego de um mercado livre. A lei de Say é um elemento básico da teoria ortodoxa, no qual, toda a oferta cria a sua própria demanda, não havendo possibilidade de superprodução e desemprego involuntário. Então, se isso é verídico, como podemos explicar a crise de 1929? Certamente, esta teoria apresenta falhas.
Os Ortodoxos em relação à política econômica, defendem a não intervenção do Estado na economia. Acreditam que para uma nação crescer de forma sustentada é necessário controlar a inflação, por meio de políticas fiscais e monetárias contracionistas, onde o governo deve reduzir os gastos para conter a demanda global. Lembrando que a política fiscal engloba as receitas (impostos e tributos) e os gastos estatais, ao passo que a política monetária trata de controlar a quantidade de moeda em circulação e a inflação, de um modo geral.
De outro lado temos a Doutrina Heterodoxa que está em constante desacordo com a ortodoxia. Engloba-se a esta teoria, principalmente, os keynesianos e pós keynesianos. Os heterodoxos destacam o papel do Estado, como agente regulador e capaz de promover o crescimento econômico. A idéia principal desta teoria é que, o sistema não tende de forma automática ao pleno emprego dos recursos, isto é, o pleno emprego é uma possibilidade.
O Estado deve

Relacionados