Economia no período colonial no Brasil

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
Economia no período colonial
Desde seu descobrimento, a economia brasileira era comandada por Portugal, que mantinha a exclusividade comercial com a colônia. Logo o Brasil começa a avançareconomicamente graças ao aumento do capitalismo mercantil, às atividades de subsistência e de exportação.
A economia colonial tinha um objetivo: satisfazer a metrópole e comprar de Portugal tudo aquilo queproporcionasse algum desenvolvimento. Inicialmente, a atividade mais importante desenvolvida era a extração de Pau-Brasil, porém, com a retirada em excesso, a arvore quase entrou em extinção. Assim,novas culturas foram introduzidas à prática agrícola, como o algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração.
Agricultura
Houve um aumento considerável da produção agrícola e por isso, se tornou umaalternativa a mais para a exploração do território.
O açúcar foi escolhido para ser o principal o principal produto produzido na colônia, pois os portugueses já conheciam o processo de plantio da canae a produção do açúcar, além do solo que se mostrava favorável e o mercado consumidor que se expandia na Europa.
A forma de plantio da cana era baseada no plantation, que consistia em grandeslatifúndios, monocultura, trabalho escravo e exportação para a metrópole, e na monocultura escravista. O engenho era composto por: canaviais, a fábrica de açúcar que continha uma moenda, plantações desubsistência, casa da caldeira, casa do pulgar, casa-grande e senzala. As propriedades usavam, inicialmente, mão de obra indígena que mais tarde foi substituída pela mão de obra escrava.  O produto desubsistência mais produzido era a mandioca, da qual se fazia a farinha, um componente essencial na alimentação dos brasileiros na época.
Na metade do século XVII o algodão, o tabaco e o cacau passaram aser produzidos em larga escala e se uniram a lista de produtos que eram exportados. No século XVIII o café é introduzido no Brasil e passa a ser cultivado no nordeste, onde o solo não é adequado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A economia do Brasil no período colonial
  • O brasil no período colonial: política,economia e sociedade
  • Economia do Período Colonial
  • a economia angolana no periodo colonial
  • Economia no período pré-colonial
  • O período colonial a brasil contemporâneo
  • Brasil Período Colonial
  • Periodo pré-colonial do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!