ECONOMIA NEOCLÁSSICA

Páginas: 3 (650 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
2. Economia Neoclássica
A escola surge no fim do século XIX com o austríaco Carl
*A escola que surge no fim do século XIX com o austríaco Carl Menger (1840-1921), o inglês William Stanley Jevons(1835-1882) e o francês Léon Walras (1834-1910). Posteriormente se destacam o inglês Alfred Marshall (1842-1924), o austríaco Knut Wicksell (1851-1926), o italiano Vilfredo Pareto (1848-1923) e onorte-americano Irving Fisher (1867-1947).
A Escola econômica neoclássica surge com uma nova teoria da distribuição e do valor. Rejeita-se de imediato a idéia de classes, evitando com a que distribuiçãoda renda seja socialmente determinada. Em um mundo sem conflitos, com o abandono de efeitos históricos e usando como hipótese a maximização de lucros, a distribuição passa a ser feita pelaprodutividade marginal do fator de produção.
A teoria do valor nasce baseada na filosofia utilitarista de Jeremy Bentham, percebendo a utilidade como uma qualidade abstrata e por isso não inerente as coisas, massim circunstancial que surge da relação objeto homem e que torna esse apropriado aos fins individuais, compreende-se a subjetividade do conceito e as dificuldades de se quantificar o aumento doprazer ou do desprazer proporcionado por um bem em si mesmo, fora de contexto. Exemplo clássico seria o paradoxo água X diamante, no qual teríamos uma relação oposta entre a noção de utilidade, comoconceito absoluto, e o valor. Analisando as características dos bens comparados observou-se a relação positiva entre valor e a escassez, contendo a idéia de que nem todas as porções do mesmo bem possuem amesma utilidade. Para somar esse fator como importante na valoração, cria-se o conceito de utilidade marginal, função decrescente da quantidade.
Hicks complementa o modelo neoclássico agregando aidéia de que a taxa marginal de substituição, dada pela razão das utilidades marginais, deve se igualar aos preços relativos no equilíbrio do mercado, ou seja, o ganho relativo ao acréscimo de um bem se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia neoclassica
  • Economia Neoclassica
  • economia neoclassica
  • Economia Neoclássica
  • Economia neoclássica
  • economia neoclassica
  • Economia Neoclássica
  • Economia Neoclassica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!