Economia na américa

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
CONTINENTE AMERICANO

O continente americano está localizado no hemisfério ocidental e se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn (arquipélago da Terra do Fogo), ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. O continente é dividido fisícamente em América do Norte, América Central e América do Sul.

ÁREA TOTAL
O continente americano possui área total de 42.189.120km².
POPULAÇÃO
O continente americano possui uma população acima de 902 milhões de habitantes. Este número corresponde a 14% da população do planeta.
NÚMERO DE PAÍSES
O continente americano é formado por 35 países.
PAÍS MAIS POPULOSO
Os Estados Unidos é considerado o país mais populoso do continente americano. Conforme dados do ano de 2010 apresenta 308.745.538 habitantes.
PAÍS MENOS POPULOSOConforme dados registrados através de censo no ano de 2005 o país menos populoso do continente americano é São Cristóvão e Nevis, Caribe, com 42.696 habitantes.
MENOR PAÍS
São Cristóvão e Nevis, localizado no Caribe. Possui área total de 261 km².
MAIOR PAÍS
O maior país do continente americano é o Canada com área total de 9.984.670 km².

A América é um continente muito rico, embora grandeparte de seus recursos ainda permaneçam inexplorados. Tal riqueza, no entanto, encontra-se repartida de maneira bastante desigual, tanto no interior de cada país, quanto no conjunto do continente. Os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, apresentam uma economia avançada e muito industrializada, enquanto grande parte da América Latina permanece em situação de subdesenvolvimento e dependênciacomercial e financeira.

Os Estados Unidos, com enormes recursos minerais e energéticos, agricultura especializada, apurada tecnologia e avançada indústria, controlam os mercados mundiais de importantes produtos agrícolas, minerais e industrializados. Da mesma forma, o "colosso do norte" exerce tutela econômica sobre muitos países latino-americanos cujo comércio exterior baseia-se na troca dematérias-primas (agrícolas e minerais) por produtos industrializados.

A atividade agropecuária apresenta níveis de desenvolvimento semelhantes no Canadá e nos Estados Unidos, embora a produção seja muito maior neste último país, devido tanto ao clima temperado que domina a maior parte de seu território quanto à qualidade dos solos, ricos em matéria orgânica, e ao caráter industrial das plantações,extensas e muito mecanizadas. Destacam-se, sobretudo, as grandes plantações de trigo (que proporcionam colheitas de primavera e de inverno), milho, algodão e, em menor escala, aveia, cevada, arroz, leguminosas, linho, soja, tabaco, hortaliças, frutas, etc.

O continente americano é excepcionalmente rico em fontes de energia e recursos minerais. O enorme potencial hidrelétrico de seus rios éexplorado de modo crescente na América do Norte e com menor intensidade na América do Sul, onde Brasil, Colômbia, Bolívia, Argentina, Paraguai e Chile começaram a aproveitar os importantes rios da região andina e das bacias da vertente atlântica. A América produz grande parte do petróleo mundial, principalmente nas reservas dos Estados Unidos e, em menor quantidade, no México, Venezuela, Colômbia,Argentina, Brasil, Peru e Equador. O gás natural, muito abundante, localiza-se sobretudo no Canadá, Estados Unidos, México, Venezuela, Peru e Argentina. Além disso, há grandes jazidas de carvão mineral, principalmente hulha, nos Estados Unidos, e reservas secundárias no Canadá, México, Colômbia, Chile, Brasil e Argentina.

Os principais recursos minerais da América são zinco, extraído em numerososcentros produtores no Canadá, cobre, chumbo, ferro e estanho; os principais produtores são Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Bolívia e Argentina. O México destaca-se por suas reservas de prata, o Brasil e o Peru por sua produção de ferro, o Chile pelo cobre e a Bolívia pelo estanho.
A abundância de matérias-primas e de recursos minerais e energéticos, aliada à demanda de um amplo mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia da america
  • Economia da america
  • A Economia da América Latina
  • Economia da América do Sul
  • Economia Interna da América Latina
  • Economia da américa central
  • Economia da America Portuguesa
  • Administração e economia: America portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!