Economia internacional

Páginas: 4 (921 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
1. O que é, para a teoria do comércio internacional, um país grande e um país pequeno? Sua diferença tem algum significado econômico para a imposição de tarifas? Justifique sua resposta. (2,0 pontos)Países grandes – São aqueles que possuem um caráter exportador e importador mais abrangente, que possuem mais diversificação e uma economia mais forte juntamente com o comercio exterior.
Paísespequenos – Ao contrario dos grandes, são países que pouco produzem para a exportação, logo também não são tão fortes na importação.
A diferença entre eles na imposição de tarifas é realizada para poderexistir uma concorrência “justa”.
Países grandes são taxados em sua exportação e importação por terem uma economia mais forte, assim tendo seus produtos taxas maiores em comparação a países pequenos,para esses poderem concorrer ao mercado externo.

2. A empresa catarinense Embraco, a exemplo de outras empresas brasileiras, realizou um investimento de U$ 65 milhões na construção de uma fábricana China. A partir desta afirmação responda: (2,0 pontos)

a) Por que as empresas realizam investimentos externos diretos?
Porque buscam reduzir os custos e aumentar a produção. Se o país em que seinstalam possui mais matéria-prima, os gastos da empresa automaticamente irão diminuir, também procuram uma mão-de-obra mais barata. O transporte tanto da matéria-prima quanto para o consumidorfinal, ajuda a redução dos custos, logo a localização também é importante para os IED. Para finalizar a política comercial é outro fator importante, pois além de criarem obstáculos a importação de produtos(o que ajuda as empresas que no país estão), em alguns casos concedem a isenção ou diminuição de impostos.
b) Quais as vantagens e desvantagens do investimento externo direto para ospaíses-hospedeiros?
Vantagens – Compra de terrenos, aquisição de maquinário, construção, compra de matéria-prima, crescimento de emprego, maior consumo da sociedade, são fatores que participam diretamente no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia internacional
  • Economia Internacional
  • Economia internacional
  • ECONOMIA INTERNACIONAL
  • Economia internacional
  • Economia internacional
  • Economia internacional
  • Economia internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!