Economia Empresarial

Páginas: 27 (6711 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
ECONOMIA EMPRESARIAL
TURMA: EXTRA - SALVADOR
DOCENTE: PAULO PFEIL
DISCENTE: HENIO TRIBONI FERNANDES

Trabalho de Economia Empresarial

A – Questões conceituais:

1- O que você entende pelos seguintes conceitos de economia, listados abaixo?

a) Macroeconomia: dedica-se ao estudo, medida e observaçãode uma economia regional ou nacional como um todo. Concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, aestabilidade de preços e o controlo inflacionário.

b) Microeconomia: analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço, preocupando-se em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção.

c) Sistema de ContasNacionais: é base de cálculo de um país, que permite vislumbrar a real condição de fatores econômicos vividos em um determinado período de tempo (registro contábil da atividade econômica e social de um país). Essas contas permitem não somente analisar a forma como o setor institucional participa da geração, apropriação, distribuição e uso da renda nacional e da acumulação de ativos não financeiros,como também evidenciam as relações entre a economia nacional e o resto do mundo. A principal demonstração numérica do Sistema de Contas Nacionais é a Balança de Pagamentos, entendida como o registro sistemático das transações entre residentes e não residentes de um país durante determinado período de tempo.

d) Balanço de Pagamentos: é um instrumento da contabilidade nacional referente àdescrição das relações comerciais de um país com o resto do mundo. Ele registra o total de dinheiro que entra e sai de um país, na forma de importações e exportações de produtos, serviços, capital financeiro, bem como transferências comerciais. Representa a poupança do país.

Existem duas contas nas quais se resumem as transações econômicas de um país:
Conta Corrente, que registra as entradas esaídas devidas ao comércio de bens e serviços, bem como pagamentos de transferência; e
Conta de Capital, que registra as transações de fundos, empréstimos e transferências. São componentes dessa conta os capitais compensatórios: contas caixa (haveres no exterior e direitos junto ao FMI), empréstimos oferecidos pelo FMI e contas atrasadas (débitos vencidos no exterior).

A soma das duas contasfornece a balança global de pagamentos.

Se o BP é positivo em um período, significa que ingressaram mais recursos do que saíram do País. Ou seja, houve um acúmulo de reservas. Em caso de déficit, é preciso usar parte das reservas disponíveis para compensar a saída de recursos maior do que o ingresso.


2- Do ponto de vista dos vendedores, quais os quatro principais tipos de mercados e como elesse diferenciam? Não se esqueça de ilustrar sua resposta com exemplos.
a. Mercado de Concorrência Perfeita: as forças de demanda e oferta determinam o preço e o quanto é produzido. Condições para este tipo de mercado:
- Grande número de compradores (demandantes) e vendedores (ofertantes);
- Quantidade ofertada e/ou demandada individualmente pelos participantes pequena em comparação ao negociadocomo um todo;
- Participantes tem pouca influência sobre os preços, por serem pequenos em relação ao tamanho total do mercado. Os preços não sofrem influência com a variação da oferta e/ou demanda pelo produto/bem;
- Produtos/bens “padronizados” (homogêneos) – diferenças irrelevantes de marca ou origem;
- Livre a entrada e saída de compradores e vendedores.
- Exemplos: Produtos agrícolas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia empresarial
  • economia empresarial
  • ECONOMIA EMPRESARIAL
  • Economia Empresarial
  • Economia Empresarial
  • Economia Empresarial
  • Economia Empresarial
  • economia empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!