Economia doméstica e meio ambiente

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
[pic]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
TURMA C856TF














A Economia doméstica e o Meio Ambiente

























BELÉM – PA
2010


[pic]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA
EDUCAÇÃO AMBIENTALTURMA C856TF










A Economia doméstica e o Meio Ambiente













Trabalho apresentado à disciplina de Educação Ambiental do curso de Biologia, orientado pela professora Nathalia Rocha. Tendo como autora a aluna Bárbara Katharine Barbosa de Miranda (200885275) e Jorge Fernando Chuva de Souza (200885256).







BELÉM –PARÁ
2010

O assunto sobre educação ambiental vem sendo discutido desde que foram gerados os problemas entre o homem e o meio ambiente e surgiu como meio de amenizar esta relação. Dessa forma, para se desenvolver esta educação faz-se necessário definir o que seja educação ambiental e sua importância para o homem.
Pensamos de várias maneiras a educação ambiental, porém procuramoscentralizar o seu significado dentro de uma nova perspectiva política e social de se fazer e ver educação não mais no sentido ecológico, mas, voltado para a reflexão e o desenvolvimento sustentável no que se refere o próprio individuo.
Dessa forma reconhecemos o ser humano, não mais como individuo, mas cidadão consciente de seus direitos e deveres na transformação onde está inserido de algo, emprol de si e da comunidade.
Educação ambiental é um desafio conquistado dia-a-dia, com pequenos atos e mudanças de hábitos. Não percebemos que são às vezes os detalhes e os gestos mais simples que fazem toda a diferença, por isso devemos praticar nossa consciência ambiental dentro de nossas casas e estimular a mudança em toda a família.
De acordo com a Organização das Nações Unidas,cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Custo: de R$ 0,65 a 0,90 (Fonte: COSANPA)
Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Por isso os banhos devem serrápidos, 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro.
Ao escovar os dentes, os 5 minutos com a torneira não muito aberta, gastam 12 litros de água. Se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
Não use aprivada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gastam de 10 a 14 litros.
Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneiranovamente para novo enxágüe.
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.
Uma lavagem de Carro que dure 30 minutos, com uma mangueira não muito aberta, gasta-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, odesperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.
Podemos aproveitar a luz do sol para iluminar de áreas, ligarmos lâmpadas. A luz do sol faz bem e é de graça.
Nas áreas externas dê preferência para as lâmpadas de vapor sódio a alta pressão, que fornecem mais luz com menor consumo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atitudes domésticas em prol do meio ambiente
  • economia, meio ambiente e sociedade
  • Economia e meio ambiente
  • Economia e meio ambiente
  • Economia e meio ambiente
  • Energia , economia , meio ambiente
  • economia no meio ambiente
  • Economia e meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!