Economia do setor p+¦blico - 1-¬ lista de exerc+¡cios - gabarito.doc

Páginas: 33 (8052 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
FEA – PUCSP – Curso: Economia - Ano: 2012/1


Disciplina: Economia do Setor Público


Professor: Waldemir Luiz de Quadros (wquadros@fundap.sp.gov.br)





1ª Lista de Exercícios


Instrução geral: Julgue se os itens a seguir estão Certos (C) ou Errados (E)





ABIN 2010, CESPE/UNB – Agente Técnico de Inteligência





Julgue os itens subseqüentes, relativos anoções de finanças públicas:

C Fatores demográficos podem explicar o crescimento do gasto público, como ocorre, por exemplo, quando os gastos com saúde e previdência aumentam à medida que a população se torna idosa.
C As externalidades positivas ou negativas são os efeitos diretos e indiretos sobre determinados agentes do sistema econômico e decorrem de transações sobre as quais esses agentes nãoexercem controle.
E A ação do governo por meio da política fiscal abrange as funções alocativa, distributiva e fiscalizadora.


MPS 2010, CESPE/UNB – Analista de Comprovante de Repasse e Parcelamento.



Considerando as diferentes abordagens teóricas relativas ao papel do Estado e à produção de bens públicos, julgue os itens a seguir.

E Para a teoria rent seeking (teoria da escolhapública), a presença do Estado é importante para corrigir as falhas que ocorrem no mercado durante o processo de produção e provisão de bens e serviços. Nesse sentido, o Estado deve preservar a sua função de produção de bens públicos em complemento aos ofertados pelo setor privado.
C As políticas keynesianas defendem a presença do Estado na economia, por meio da implementação de políticasindutoras de investimentos e geradoras de renda e emprego, combinadas com políticas de conteúdo redistributivo.
E Segundo a chamada Lei de Wagner, o ritmo de crescimento do Estado não acompanha a evolução da renda nos países industrializados, o que promove uma defasagem temporária entre as despesas do governo e a sua capacidade de financiá-las.
E A globalização econômica e o crescimento regular daprodução industrial provocam um enfraquecimento do Estado. Com isso, ele deixa de ser um agente econômico importante no atendimento das necessidades coletivas, o que provoca redução dos gastos governamentais.
C A teoria marxista considera que a lei do valor impede o mercado de autorregular os conflitos e de garantir as condições de reprodução do sistema capitalista, o que leva o Estado a assumir edesempenhar as funções de acumulação e legitimação para garantir essa reprodução.


Julgue os itens que se seguem, referentes a bens públicos, semipúblicos e privados.

C Considerando-se que a oferta de um bem público seja igual a G, e que o consumo desse bem seja realizado por dois grupos de indivíduos na sociedade — A e B —, é correto afirmar que tanto o consumo de A quanto o consumo de Bsão iguais ao total da produção.
C Os gastos com saúde no âmbito da seguridade social brasileira são um exemplo da provisão, por parte do setor público, de bens meritórios, para os quais os recursos são obtidos compulsoriamente por meio da tributação.
E A existência dos bens públicos é que permite a alocação ótima de recursos na economia, superando a ineficiência do mercado na garantia adequada deprodutos e serviços que são necessários à sociedade.
E Uma diferença essencial entre o bem público e o bem privado diz respeito à exclusão de determinados indivíduos do consumo desse bem. Na medida em que o Estado regula a produção de um bem privado, assegurando sua oferta pelo mercado, todos os indivíduos poderão consumi-lo, sem exclusão.
C O modelo de Samuelson analisa a alocação eficiente derecursos da economia na produção de bens públicos, que são conceituados a partir de duas características: não exclusão e não rivalidade no consumo.
C A característica essencial dos bens semipúblicos é seu elevado conteúdo de externalidades. Isso significa que os benefícios advindos de seu consumo não são totalmente internalizados pelo indivíduo que consome esses bens, espalhando-se uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LISTA DE EXERC CIOS P
  • 1 Lista De Exerc Cios De Economia Monet Ria
  • LISTA DE EXERC CIO Economia
  • 1 Lista De Exerc Cios
  • 1 Lista de Exerc cios
  • Lista De Exerc Cios 1
  • Lista De Exerc Cios 1
  • 1 Lista De Exerc Cios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!