ECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO E CUSTOS DE PRODUÇÃO

Páginas: 3 (716 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
CAPÍTULO 3 – DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

1 – Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
A demanda ou procura pode ser definida como aquantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadasquantidades. Por quantidade demandada devemos compreender um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade. Caso o preço de um bem aumentasse de um valor y para um valor x, haveria umadiminuição na quantidade demandada, não na demanda. Agora caso houvesse um aumento na renda dos consumidores, a procura iria aumentar porque consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades dobem aos mesmos preços.

2 – Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática. Justifique.
A lei da demanda nãofunciona na prática por um móvito, em muitos casos onde há grande demanda de um produto quanto maior é essa demanda, menor será o seu preço, isso vale também para demanda por prestações de serviços.3 – Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
Pode-se conceituar oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado emdeterminado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dosempresários.

4 – Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais a politicas que podem adotar?
O governo visa dar uma garantia de preços ao produtoragrícola, com o propósito de protegê-lo das flutuações dos preços no mercado, ou seja ajudá-lo diante de uma possível queda acentuada de preços e consequentemente da renda agrícola. Podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia: demanda, oferta e equilibrio de mercado
  • ECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
  • DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
  • Oferta demanda e equilibrio de mercado
  • Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
  • Demanda, Oferta e Equilibrio de Mercado
  • DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
  • Oferta, demanda e equilíbrio de mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!