Economia de Mocambique.Mosca

8633 palavras 35 páginas
Livro, MOSCA, João (2005): Economia de Moçambique, Século XX. Lisboa.
Editora Piaget. ISBN: 972-771-817-5.
Capítulo 2 – A Experiência Socialista
Ponto 2.3 A política económica do socialismo

2.3. A política económica do socialismo
2. 3.1. O modelo económico socialista
O modelo económico aplicado em Moçambique tinha as seguintes opções de política económica:
- O crescimento económico seria realizado com base no sector estatal que seria dominante e determinante 256 e no sector cooperativo com base na propriedade colectiva dos principais meios de produção (Frelimo, 1977).
- O crescimento deveria assentar em elevados níveis de investimento com sacrifício do consumo privado, acrescido da modernização (capital intensivo) que elevaria a produtividade, cuja acumulação se centraria no Estado com o objectivo de financiar o investimento público; o baixo consumo e o controlo da procura agregada eram assegurados através da prática de salários baixos, do controlo administrativo dos preços de bens e serviços e da política fiscal.
- A acumulação deveria realizar-se principalmente no sector externo, através da gestão das taxas de câmbio de forma a reter no Estado os excedentes das exportações e os diferenciais entre os preços dos mercados internacionais (medidos pelo preço de fronteira) e os mercados internos.
- A oferta monetária era um instrumento utilizado para cobrir as necessidades de pagamento dos fluxos de bens e de serviços: a quantidade de moeda era assim regulada à posteriori em função dos planos materiais e dos fluxos inter-sectoriais.
O volume de moeda e portanto o nível dos preços, dependeria das necessidades das relações comerciais da economia. “A oferta de dinheiro deve elevar-se até ao ponto em que se faça o uso de todos os recursos da produção que mereça a pena utilizar.
Assim, a capacidade de produção e não a estabilidade dos preços ou as taxas de juro e de câmbio, deve ser o princípio orientador da política monetária” (Cole,

Relacionados