Economia Cafeeira - Brasil

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 1 de janeiro de 2015

1) Quando e em que contexto o café foi introduzido no Brasil? O Café foi introduzido no Brasil no finaldo século XVIII por volta de 1729 por uma necessidade, o país necessitava de uma nova economia, pois suas economias anteriores a estavam na crise, um exemplo disso é a crise açucareira em que o produto estava cada vez mais se desvalorizando juntamente com o algodão, a mineração também não fezo Brasil prosperar, o Brasil necessitava de se reintegra-se no comercio internacional nesse contexto surge o café como opção, o país era propicio para o plantio, as primeiras mudas de café foram trazidas da Guiana Francesa, e começaram a plantar em Belem, e logo mais se espalhou, e se concentrou mais no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

2) Em que período e porque razões ele passa a ser umcultivo significante economicamente?

O Brasil foi favorecido pelo o plantio de café, pois quando passou a produzir, os países que produziam o produto estavam na crise, por exemplo o Haiti que estava em guerra com a França pela sua independencia, então esse foi um dos fatores que o Brasil foi favorecido para se desenvolver economicamente, e pouco a pouco foi ganhando espaço no comérciointernacional, e em 1840 o café se tornou o principal produto de exportação do país.

3) Com relação a produção de café destaque:
-Região
Começou a ser plantado no Belem, mas o plantio foi mais beneficiado nas regiões de são paulo e Rio de Janeiro, pois favorecia o produto a ser exportado mais facilmente pelos portos.

-Mão de obra
A mão de obra no inicio foi escrava, os escravos passaram por umatransição sairam da economia açucareira e foram para os cafezais, logo depois da abolição da escravatura a mão de obra foram os europeus e passou a ser assariada.

-Técnicas de produção
Basicamente as tecnicas de produção eram rudimentares (foices e enxadas), e as plantas demoravam cerca de 5 anos para começarem a produzir.

-O que diferencia das demais economias desenvolvidas no Brasil.
Adiferenciação de outras economias é que a economia cafeeira desenvolveu a estrada de ferro, o surgimento de Bancos, industria entre outros. Diferente das outras economia que não contribuiram diretamente no desenvolmento geral do país.

1) Quais as consequências da vinda da Corte portuguesa para o Brasil em 1808?
Uma das principais consequencias da vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808foi à abertura dos portos para o comercio com as nações amigas, o que pôs um termino ao antigo pacto colonial que vigorava entre Brasil e Portugal. A abertura os portos foi necessaria e a partir dai o país deixou de ser colonia de Portugal para ser o centro do Reino.

2) Quando o café se torna um relevante produto de exportação?
Durante o século XIX (por volta de 1840) e até o século XX o caféfoi o principal produto de exportação do Brasil. Garantiu divisas necessarias à sustentação do império do Brasil e também da Republica Velha.

3) Segundo a visão do capitalismo tardio, como se origina o capital industrial no país? Qual a relação entre capital cafeeiro e industrial?
A introdução do trabalho assalariado na economia primário-exportadora significa a gênese do modo de produçãocapitalista no Brasil.
O capitalismo brasileiro se desenvolve e avança com o processo de industrialização a partir de uma relação contraditória com o setor agrícola, voltado para o mercado externo e responsável pelo ingresso das divisas no país.
A acumulação de capital no setor agrícola exportador impulsionou o crescimento industrial que se consolida nas décadas de 1880 a 1920.

1) A escravidão noBrasil não foi alterada pela independência. Como isso pode ser explicado?
A independencia do Brasil teve como uma de suas caracteristicas centrais a manutenção da estrutura socioeconomica no periodo colonial. A escravidão se manteve pois tinha necessidade de mão de obra nas lavouras de cafés, e o trafico negreiro aumentou continualmente até 1850 com a promulgação da Lei de Eusébio de Queiros que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A economia cafeeira no brasil
  • A crise da economia cafeeira no brasil
  • Economia cafeeira
  • Economia cafeeira
  • A economia cafeeira
  • economia cafeeira
  • Economia Cafeeira
  • Economia Cafeeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!