Economia Brasileira

Páginas: 28 (6773 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
Economia Brasileira Hoje

Contexto Político Interno

Lula

Lula, enquanto sindicalista, sempre adotou uma postura extremamente pragmática. Seu pragmatismo caminhou, inclusive, para a adoção de práticas que eram identidades de seus adversários, muitas vezes “roubando” as marcas alheias, o que acabava por diminuir a margem de manobra de muitos opositores. Garantia sua sustentação políticae, logo depois, caminhava na direção da base política das forças adversárias, deslegitimando as forças oposicionistas. A política interna do Presidente Lula parece adotar o mesmo estratagema. E, possivelmente, a política externa, ao menos no que diz respeito à América, segue o mesmo percurso. É verdade que o pragmatismo diplomático é muito cauteloso e nem sempre o que é visível revela toda suaintenção política. Daí porque o governo Lula adotar duas frentes de ação: uma oficial, do Itamaraty, e outra, oficiosa, liderada pelo dirigente petista Marco Aurélio Garcia. Marco Aurélio começou com pouca discrição, viajando à Venezuela e se expondo excessivamente. Logo em seguida, corrigiu sua postura e raramente voltou às manchetes dos jornais. 


Fernando Henrique Cardoso

Fernando HenriqueCardoso governou o Brasil durante oito anos, de 1995 a 2002. Foi o primeiro presidente da República a governar por dois mandatos consecutivos.
FHC, como é conhecido, teve notoriedade com o plano real. Como Ministro da Fazenda no Governo de Itamar Franco, ele reuniu um grupo de economistas que elaborou um plano capaz de estabilizar a economia.Um ano depois, FHC era eleito Presidente da Repúblicajá no primeiro turno. Derrotou seu principal adversário, Luís Inácio Lula da Silva, com mais de 54% dos votos válidos.
Nova moeda: Real
Em 1º de julho de 1994 passou a vigorar a nova moeda do país, o Real. O Banco Central fixou uma paridade entre o Real e o Dólar, a fim de valorizar a nova moeda. Um Real era o equivalente a Um Dólar.O Plano Real animou empresários e a população, e impulsionou oconsumo interno. Mas o que era festa, virou preocupação para o governo. Com o consumo em alta, temia-se a volta da inflação.
Primeiro mandato
Fernando Henrique tomou posse em 1º de janeiro de 1995, sucedendo ao presidente Itamar Franco. Com o sucesso da nova moeda, a principal preocupação era controlar a inflação. Para isto, o governo elevou as taxas de juros da economia Outra iniciativa dedestaque de FHC foi privatizar empresas estatais, como a Vale do Rio Doce e Sistema Telebrás. Enfrentou muitas críticas de vários setores da sociedade, principalmente de partidos de oposição, como o PT (Partido dos Trabalhadores).Surgiram muitas denúncias relacionadas às privatizações, de favorecimentos para determinadas empresas internacionais na compra das estatais. Porém, não impediram o plano dogoverno de levantar verbas para promover as reformas necessárias no plano político.Em 1997, foi aprovada pelo Congresso uma emenda constitucional permitindo a reeleição para cargos executivos: Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Manobra política que beneficiaria FHC nas eleições de 1998.Outra vez o governo foi acusado de corrupção, por compra de parlamentares em troca do voto favorávelà proposta de reeleição. A oposição instalou CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias. Mas Fernando Henrique e aliados conseguiram abafar o caso.
Segundo mandato Calcado na estabilidade econômica e controle da inflação, Fernando Henrique conseguiu se reeleger, em 1998. Disputou a eleição e venceu novamente no primeiro turno.Entretanto, seu segundo mandato começou emmeio a crises. O país estava mergulhado em uma recessão econômica. Para controlar a inflação, as medidas desestimularam o consumo interno e, consequentemente, elevaram o desemprego.Para piorar, uma crise internacional atingiu o Brasil no início de 1999. Os investidores, receosos, tiraram bilhões de dólares do Brasil. Não houve como manter a paridade Dólar/Real. O governo foi obrigado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Brasileira
  • Economia brasileira
  • Economia Brasileira
  • ECONOMIA BRASILEIRA
  • Economia brasileira
  • Economia brasileira
  • Economia Brasileira
  • economia brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!