Economia Brasileira - O Milagre Brasileiro: Auge e Crise

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Capítulo 9 Livro Economia Brasileira – O Milagre Brasileiro: Auge e Crise

Os anos 50 a meados dos anos 70 ficaram conhecidos mundialmente como os trinta anos gloriosos da economia capitalista.Nos anos 50 iniciou-se na Alemanha e no Japão e nos anos 60, a Espanha estava inserida nesse crescimento. O Brasil adentrou esse posto de forma mais acentuada no final de 1960, a partir da recuperaçãodo crescimento econômico no final de 1967.
A partir desse ano, Costa e Silva iniciou seu governo com uma equipe econômica liderada por Antonio Delfim Netto, que foi responsável durante o período daJunta Militar e durante o governo do general Médici. Ele assumiu a direção e tinha como meta diminuir a inflação. Para isso, seria fundamental a adoção de uma política monetária expansiva e quehouvesse aumento no crédito ao setor privado, o que estimularia a produção para os mercados interno e externo.
Mais uma vez, os setores de bens de consumo duráveis e bens de capital dominavam o ciclo decrescimento, manteve-se a mesma matriz de crescimento implantada durante o Plano de Metas e aumentaram as importações de 5,4 para 8,6%. Enquanto isso, as exportações dobraram e permitiram que a balançacomercial se equilibrasse.
Porém, um fator que continuava crescendo era o endividamento externo, que é uma das consequências das relações econômicas do país com o resto do mundo. O Brasil tinha umdéficit de US$ 2 bilhões. A única explicação para o extraordinário crescimento da dívida externa ao longo do milagre seria de origem financeira: o excesso de liquidez internacional diminuiu as taxasreais de juros, tornando os empréstimos atraentes.
O grande crescimento que houve durante o milagre trouxe benefícios para as classes de maior renda, incluindo também a classe média assalariada comoeconomistas, engenheiros, administradores e analistas de sistemas, por exemplo. Segundo dados da Dieese, em São Paulo, o salário mínimo real teve uma perda de 22,2% de seu poder de compra em 1969....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O milagre brasileiro auge e crise
  • Causas da Crise na Economia Brasileira
  • A crise europeia e seus reflexos na economia brasileira
  • A economia como um atributo de sobrevivência à crise brasileira
  • A Economia Brasileira No Contexto Da Crise Global
  • Economia Brasileira (A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira)
  • Resumo de economia brasileira contemporânea do psi ao milagre
  • Da crise ao Milagre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!