Economia brasileira conteporânea - a importancia do açúcar no brasil colonia

366 palavras 2 páginas
Sociedade do açúcar

Devido necessidade de proteger o território brasileiro de invasores e potencializar à exploração dos recursos naturais da região, a colônia brasileira deu seus primeiros passos para se tornar em uma economia viável através da exploração do açúcar – o primeiro grande produto de exportação (BAER, 2002).
O cultivo do açúcar iniciou na capitania de São Vicente em 1532 e somente foi possível devido ao grande número de terras férteis, grande demanda europeia e a mão de obra escrava, inicialmente indígena, que não continuou devido a dificuldade de subjulgar os nativos brasileiros, e posteriormente negra africana (produto do trafico negreiro).
A grande diferença social era a marca da sociedade no período do açúcar. Os senhores de engenho possuíam o poder econômico e político da sociedade, seguido pelas pessoas livre e funcionários do governo e em seguida formando a grande base estrutural de força e mão-de-obra estavam os escravos.
A sociedade tinha sua economia voltada à produção de açúcar para a exportação, produzido em grande quantidade nos engenhos pois tinha alta procura, o comércio e trafico negreiro, e a exploração do pau brasil que foi o primeiro produto a ser explorado no Brasil colônia.
Entre os anos de 1570 e 1670 o Brasil tornou-se o maior produtor de açúcar do mundo, contudo a exploração do ouro, acabou desviando investimento e mão de obra, o que acarretou com o declínio e fim do comercio deste produto, que já estava com uma queda significativa de seus preços.

Nos cenários atuais o açúcar continua importante para o Brasil que é pioneiro na produção de álcool.

Referências

ALFREDO, Anselmo. Forma valor e simultaneidade espacial na modernização colonial brasileira. Revista CPC. abr. 2012.
Disponível em: < http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S1980-44662012000100003&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 17.09.2012
BAER, Werner, A Economia Brasileira. São Paulo: Nobel. 2002
Disponivel em

Relacionados

  • Brasil Colônia
    3420 palavras | 14 páginas
  • Milton santos
    42380 palavras | 170 páginas