ECONOMIA - BRASIL O ULTIMO COLOCADO EM RETORNO DE IMPOSTOS A POPULAÇÃO

299 palavras 2 páginas
DE ACORDO COM PESQUISA BRASIL É O ULTIMO COLOCADO EM RETORNO DE IMPOSTOS A POPULAÇÃO
O Brasil é conhecido como um dos países com o imposto tributário bastante alto, segundo um ranking da consultoria Price Waterhouse and Coopers (PWC), está no 30° lugar com uma carga total de imposto de 68,3%. Porém O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributos relacionando a quantidade de impostos com o Índice de desenvolvimento humano (IDH) de 30 países, o Brasil fica em ultimo lugar, com uma taxa de retorno de somente 135,83. (a imagem acima mostra a posição de alguns países além do Brasil). O Brasil está atrás de alguns países vizinhos como Uruguai (13ª posição) e argentina (16ª posição).
O impostômetro que se localiza na associação comercial de São Paulo, que atua em associação com o instituto brasileiro de planejamento tributário (IBPT), é um equipamento eletrônico que registra o total de carga tributária paga pela população, em julho deste ano chegou a marca de R$ 1.000.000.000,00 (um trilhão de reais), marca que no ano anterior foi alcançada somente no fim do mês de agosto. No ano de 2013 a marca chegou a R$ 1.700.000.000 (um trilhão e setecentos bilhões de reais).
Segundo João Eloi Olenike, presidente do IBPT, é necessário uma mudança na politica econômica do país na questão dos impostos, pois segundo ele se essa mudança não acontecer o país continuará seguindo o mesmo ritmo em suas finanças "Chama-me a atenção o fato do nosso país entre as cinco edições entre os 30 países com maior carga tributaria no mundo esta sempre na ultima colocação em relação ao retorno a população, e pelo que nos vimos se a politica não mudar em nosso país, vamos continuar dessa forma por algum tempo." - João Eloi Olenike em entrevista ao Jornal da Globo.

Relacionados

  • Renato Saraiva Direitro Do Trabalho Vers O Universit Ria
    199374 palavras | 798 páginas
  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas
  • Fredie Didier Direito Processual Civil Vol
    426242 palavras | 1705 páginas