Economia- as crises de desproporção

Páginas: 3 (526 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
_
As crises de desproporção de Tugan-Baranowsky

A condição básica de equilíbrio da reprodução ampliada exige que todas as indústrias que produzem bens de produção ofertem as quantidades de bensexatamente nos níveis desejados
pelas diferentes indústrias que produzem bens de consumo.


Essa teoria foi desenvolvida por Tugan-Baranowsky, para o qual as crises não são provocadas pela queda dataxa de lucro, ou pelo subconsumo. Segundo ele, a elevação da composição orgânica do capital aumenta a produtividade e, portanto, eleva a taxa de mais-valia e a taxa de lucro, em vez de diminuí-la.Da mesma forma, não importa o quanto o consumo for baixo, não haverá crise se as proporções estiverem corretas entre a oferta e a demanda.


A principal conclusão de Tugan é a de que a acumulaçãocapitalista independe da renda e do consumo da população. Produção e mercado identificam-se e a oferta cria sua própria demanda, como tinha enfatizado Say em sua lei dos mercados. Havendo atransferência entre os setores, desaparece todo e qualquer excesso de oferta, voltando a existir no médio prazo proporção “correta” entre oferta e demanda.


A teoria das ‘terceiras pessoas’ de Struve

Outrosrevisionistas também combateram a teoria da pequena dimensão do mercado interno como entrave ao desenvolvimento capitalista. Struve, por exemplo, criticou as teorias populistas, partidárias dosubconsumo. Segundo ele, o capitalismo não reduz, mas aumenta o mercado interno, isso por que:


1. A eliminação da economia natural e sua substituição pela economia mercantil ampliam as trocasinternas e os circuitos monetários;


2. A sociedade capitalista não se constitui apenas por trabalhadores e capitalistas; ela compõe-se, também, por terceiras pessoas, que são os senhores da terra, oclero, os funcionários públicos, os profissionais liberais etc., que mantêm um consumo elevado, permitindo a extração de mais-valia e a acumulação ampliada.


Bulgakov e a criação automática de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise na economia
  • A economia das crises
  • Crise economia mundial
  • Economia e política na crise global
  • Resumo economia das crises
  • economia-crise de 2008
  • A crise da economia cafeeira
  • A crise da economia cafeeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!