economia apostila

Páginas: 8 (1841 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
UNIEURO – 1/2014
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROF.: MSc. MILTON MARTINS RIBEIRO

RESUMOS DE AULA MODULO – 2 (Segunda Prova)


ESTRUTURAS DE MERCADO

São como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado mostra a relação da oferta e da demanda. Em todas as estruturas os agentes são maximizadores de lucro.

Estruturas Básicas: Monopólio e Concorrência Perfeita

Monopólio (puro)Situação de mercado em que não existe concorrência na oferta. Só existe uma única firma, (um único produtor) que realiza toda a produção para o mercado, ou seja, a empresa domina sozinha a produção, o comércio de uma matéria-prima, produto ou serviço e por isso pode definir o preço que quiser. A empresa produz um bem para o qual não existe substituto próximo. Existem barreiras para a entradade novas firmas, ou seja, é necessário manter os possíveis concorrentes afastados. Estes obstáculos podem ser:
a) Controle sobre a matéria prima;
b) Barreiras legais como registros de patentes;
c) Licenças e concessões do governo.
O monopólio “puro” é praticamente utópico, porque na prática ele não existe.






Concorrência perfeita (competição pura)

É ofuncionamento equilibrado do mercado, ou ideal. Apesar de também ser teórico, o estudo da concorrência perfeita é importante para se estudar o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados. Suas caracteristicas são:
a) Existência de grande número de compradores e de vendedores. Nenhum deles conseguem influenciar no preço. Os preços dos produtos são fixados pelo mercado;

b)  Osprodutos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si. Dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado. Os compradores são indiferentes em relação as empresas produtoras (vendedores) no momento de adquirir o produto;

c) Transparência de mercado, ou seja, existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto. Assim, nenhum vendedor colocará seu produto no mercadopor um preço inferior ao do concorrente; da mesma forma, os consumidores não estariam dispostos a pagar um preço superior ao atual.

d) Ingresso livre. A entrada ou saída de empresas no mercado são totalmente livres, não existem barreiras legais ou econômicas.

OUTRAS ESTRUTURAS DE MERCADO

Concorrência monopolista ou imperfeita (competição monopolista)
A concorrência imperfeita écaracterizada pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Ex: diferentes marcas de detergentes, refrigerante, aparelhos de TV, etc. É uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.

Nesta estrutura, cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços, no entanto a existência de substitutos próximos permite aos consumidoresalternativas para fugirem dos aumentos de preços.

Também prevalece a característica de não existirem barreiras para a entrada ou saída de novas empresas (firmas) no mercado.

Oligopólio

É caracterizada pela existência de um pequeno número de vendedores que dominam o mercado, produzindo produtos que são substitutos próximos entre si. Um exemplo é a indústria de bebidas ou automóveis. Osoligopólios são constituídos pelos os seguintes elementos:

a) Existência de poucas firmas de tal forma que as firmas levem em consideração os preço e produção da outras.

b) Os produto podem ser homogêneo ou diferenciado. Quando o oligopólio oferece produtos homogêneos (substitutos perfeitos entre si) ele é considerado Oligopólio “Puro” (indústria do cimento, aço etc). Caso contrário seráconsiderado Oligopólio diferenciado (indústria automobilística e de cigarros).
As firmas oligopolistas concorrem na qualidade, serviço ao cliente, propaganda, etc.

c) Presença de barreira para entrada de novas firmas. É exercida com o controle de matérias-primas, registro de patentes etc.

Monopsônio
É a existência de muitos vendedores e um único comprador que domina o mercado. É o caso, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila de economia
  • Apostila economia
  • Apostila economia
  • Apostila economia
  • apostila economia
  • apostila de economia
  • Apostila de Economia
  • apostila economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!