economia aplicada2

1825 palavras 8 páginas
Outline
Tema: Economia Politica Da Divida Externa. “ Quais são as causas e efeitos do Endividamento externo?

Delimitação: O presente trabalho está inserido no período de 1995 a 2005, equipara-se a Moçambique no processo da economia politica da divida externa no desenvolvimento do pais em analise.

Contexto: O presente tema enquadra-se no contexto da economia da divida externa implementada por Moçambique na sua politica de desenvolvimento económico através do endividamento externo na prospenção e exploração de recurso minerais. Neste contexto quais são as causas e efeitos do endividamento externo para o desenvolvimento de economia moçambicana.
Problematização:
O argumento central do tema é que a endividamento externa é o montante de débitos que um pais possui provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial). Moçambique é um dos países africanos onde o stock da divida externa aumentou em um nível acelerado e ate 2005 o pais tinha beneficiado de USD 35.0 milhões de redução do serviço da divida. O financiamento da despesa de divida no caso de Moçambique o grande capital internacional e alguns grupos capitalistas nacionais aliados aquele beneficiam a divida de mecanismos, como concedimento de empréstimos; e na gestão comercial da divida. Naturalmente as obras intensivas em capital e caras são as mais interessantes e apetecíveis do ponto de vista do capital financeiro, mesmo que tenham limitado impacto nas pequenas e medias empresas e no nível de vida dos não favorecidos e acelerem o endividamento externo.

Objectivos:
Gerais
Refletir sobre as causas e efeitos da economia politica da divida externa de Moçambique
Específicos
Analisar efeitos da divida externa para criação de infraestruturas e exploração de recursos minerais

Hipóteses:
Moçambique com a divida externa pode alcançar

Relacionados