Economia - Adam Smith

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO

A ciência econômica é relativamente recente, tem pouco mais de 200 anos. Apesar disso, os antigos tratavam dela sem saber que era de importância fundamental para as relações humanas e sociais. No trabalho proposto a disciplina, iremos abordar sobre a vida de Adam Smith; suas teorias econômicas foram amplamente aceitas, e economistas famosos posteriormente utilizaram-nas em seustrabalhos.
Iniciou-se a Economia com Adam Smith, que poderia ser denominado de patrono da disciplina (pai da economia), já que foi este grande pensador quem lhe deu status de matéria e criou um pensamento sistemático e estruturado em torno dela, publicando a A Riqueza das Nações em 1776, na Inglaterra.
Poderíamos dizer que a Economia é a "Rainha das Ciências Sociais", por ser ela fatordeterminante nas outras ciências sociais (Sociologia, Política, Estudos Sociais). Seu estudo se tornou obrigatório desde o segundo grau até a universidade. Consta nos cursos de Direito, Engenharia, Psicologia, Administração, Medicina etc. À análise econômica tem se acrescentado instrumentos estatísticos e matemáticos para torná-la mais precisa e, desta forma, poder fazer previsões com maior grau decerteza.
Sua obra, A Riqueza das Nações, foi escrita de forma clara e compreensível e foi lida e reverenciada por muitos. Seus argumentos a favor da pouca interferência governamental nos negócios, na taxação e tributação e livre comércio influenciaram a economia mundial durante o século XIX, e continua influenciando até os dias de hoje. Smith foi o fundador do estudo sistemático e organizado daEconomia e um dos principais pensadores na história humana.


2. Biografia de Adam Smith


Adam Smith nasceu na Escócia, em 1723, era da classe alta da época, perdeu o pai antes de seu nascimento. Entrou para a faculdade em 1937 em Oxford, onde recebeu grande influencia para sua formação ideológica por seu professor da disciplina de Ética, Direito e princípios de Economia Publica: FrancisHutchson – maior teórico protestante da filosofia do Direito Natural.
De 1752 a 1764: Foi professor de Direito Moral, já com uma carreira consolidada no magistério e no seu interesse intelectual pela Economia, na Universidade de Glasgow.
Em 1759: Publicou seu primeiro livro que tratava dos princípios de economia e política econômica; Teoria dos Sentimentos Morais.
Em 1776 vem à luz a publicação deseu segundo e maior livro A Riqueza das Nações, que foi mencionado pela primeira vez com peso de autoridade em debates parlamentares em 1792 por Pett, que conhecia Smith desde 1787 e se dizia seu discípulo. Este foi o ponto de partida para a expansão do estudo à Economia em quase todo o século XIX.
Em 1787 foi nomeado Reitor da Universidade de Glasgow.
Em 1790: Retorna a Edimburgo, onde adoece evem a falecer aos 67 anos de idade (17/07/1790).
Nos anos de 1800 as publicações de A Riqueza das Nações disponíveis em vários países, expandem o conhecimento econômico. As publicações foram em varias versões: americana, francesa, italiana, alemã, dinamarquês e em espanhol. Nesta obra, ele demonstra que muitas crenças econômicas populares são na verdade errôneas e autodestrutivas. Ele enfatizouque uma divisão apropriada da mão de obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Além disso, Smith criticou as excessivas intervenções e restrições do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento.
Deve-se saber que Smith nãofoi um economista ingênuo. Ele estava ciente dos abusos praticados por muitas empresas privadas, e denunciou as formações de monopólios, que ocorrem quando uma firma é a única produtora de certo produto. Adam Smith também criticou seriamente as conspirações comerciais e cartéis que ocorrem quando um grupo de empresários, produtores de um mesmo bem de consumo, estabelece um determinado preço....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia classica
  • Fundamentos da economia
  • ECONOMIA ADAM SMITH
  • Economia política, adam smith
  • Economia Política
  • Adam smith economia
  • Capitalismo e as ideias economias de Adam Smith
  • Economia: a escola clássica de adam smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!