Economia 2014 02 Apostila 02a Mercado E Sistema De Precos Estruturas De Mercado Prof Guilherme Andrade 1

3216 palavras 13 páginas
Economia [2014-02] .
Prof. Guilherme Andrade

[02a] MERCADO E SISTEMA DE PREÇOS

(4) Estruturas de Mercado

Vimos anteriormente quais variáveis afetam a demanda e a oferta de bens e serviços, e como são determinados os preços. Verificamos como o mercado automaticamente encontra seu equilíbrio. O preço e a quantidade de equilíbrio nos mercados é resultado da ação da oferta e da demanda.

Na verdade, a interação de oferta e demanda apresentam resultados muito distintos em cada mercado, pois cada um tem características específicas de produto, condições tecnológicas, acesso, informação, tributação, regulamentação, participantes, localização no espaço e no tempo que o tornam único. Até agora estávamos implicitamente supondo uma estrutura específica de mercado, qual seja, a de um mercado concorrencial. Porém, existem algumas características básicas que permitem classificar diferentes estruturas de mercado, das quais veremos as mais comuns.

As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes, tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos empresários, o acesso de novas empresas, entre outras.

(5.1) Fatores que Determinam as Estruturas de Mercado

As várias estruturas de mercado dependem fundamentalmente de quatro características:

(a) do número de participantes: ou seja, do tipo e tamanho das empresas participantes e do grau de interdependência entre elas;

(b) do tipo de produto: ou seja, do grau de diferenciação do produto;

(c) do grau de mobilidade: ou seja, da possibilidade de acesso ao mercado, da existência ou não de barreiras à entrada de novos participantes;

(c) do grau de transparência: ou seja, da possibilidade de acesso

Relacionados

  • 364 Df72ba7d 885f 4d00 A04e B4011ad1dd6a 2015 04 28
    218502 palavras | 875 páginas