econometria avançada

Páginas: 24 (5791 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014




INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA

Arthur Bergamo (100%)
Bárbara Scodeler (100%)
Daniel Carneiro (70%)
Guilherme Hidalgo (100%)
Ricardo Simon (90%)
Thomas Andrew Ortega (100%)

COMO VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS IMPACTAM A PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORTE AMERICANA.
Trabalho Final Econometria Avançada – Professor Sérgio Martins.




SÃO PAULO, 2014.
Sumário.





1.Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito das variáveis macroeconômicas taxas de câmbio, taxa de juros e inflação no comportamento da produção industrial norte-americana, com esse estudo feito utilizando dados do período de 1967 a 2014, adotando observações trimestrais. A estimação foi efetuada via modelo de vetor de correção de erros (VEC) aliado a um modelo de resposta ao impulso. Omodelo estimado apresentou uma relação de longo prazo entre as variáveis estudadas e demonstrou que a taxa de juros possui uma correlação negativa com a produção industrial visa vi uma correlação positiva entre o produto gerado pelo setor industrial e as variáveis de desvalorização do câmbio e uma leve queda inicial com manutenção do nível após alguns períodos da evolução dos níveis de preço(inflação).
2. Introdução
Considerada uma das principais variáveis para a captação da atividade econômica de um país, o nível de produção industrial é o output de diversos fatores macroeconômicos. Seu indicador é o agregado de todas as atividades de benfeitoria e industrialização de produtos nacional, desde pacotes para a embalagem de amendoins à helicópteros ou aviões de guerra. Intuitivamente onível de atividade econômica depende de fatores como o desemprego e o nível de utilização da capacidade instalada, admitindo esses como proxys para os fatores capital e trabalho. Em uma ótica mais abrangente podemos observar impactos de variáveis como câmbio, juros e inflação.
Esse trabalho tem como principal objetivo entender quantitativamente as relações e efeitos de mudanças em variáveismacroeconômicas na produção industrial norte americana. Entende-se variáveis macroeconômicas como variáveis que impactam a economia americana como um todo, e por se tratar dos Estados Unidos, impactam também as demais economias mundiais. Para essa análise optamos pelos indicadores mais abrangentes da economia, são eles: a taxa de juros, o nível de preço e sua evolução (inflação) e taxa de câmbioponderada pela cesta das principais moedas.
Analisando as variáveis acima mencionadas puramente na intuição econômica notamos algumas interações das mesmas com a variável de interesse a ser estudada. O cambio quando depreciado torna os produtos externos mais caros para o mercado domestico, e produtos da indústria nacional mais competitivos no exterior, dessa forma tende a propiciar um incentivopara a elevação do nível de atividade industrial, da mesma forma que um desvio no sentido oposto também tende a ocorrer em um cenário de apreciação da moeda domestica. Partindo da premissa de que os juros freiam o consumo, esse indicador também tem grande impacto para a produção industrial, uma vez que a queda do consumo faria com que a demanda pelos produtos seja reduzida e dessa forma a curva deoferta se adaptaria para o novo nível de consumo. E por fim a inflação, esta responsável pela perda do poder de compra da moeda e objeto para a definição tanto da politica monetária como fiscal assim impactando a produção industrial.
O estudo tem como motivação a busca pelo entendimento da atividade industrial, e seu comportamento ao longo do tempo visto aos diversos choques macroeconômicossofridos pelos países principalmente os países centrais e a discussão bastante vista na mídia e no meio acadêmico sobre a desindustrialização da economia. A desindustrialização passa a ser foco de diversas discussões nos últimos anos visto a diminuição dessa atividade industrial, porém é quisto descobrir se esse comportamento é explicado pelas variáveis macroeconômicas ou por outros fatores como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Econometria
  • econometria
  • ECONOMETRIA
  • ECONOMETRIA
  • Econometria
  • Econometria
  • Econometria
  • Econometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!